Um Sonho de Viagem

08.10.2015

Maragogi

Maragogi é uma cidade alagoana, com cerca de 30 mil habitantes, que fica entre Maceió e Recife. O lugar, cujo nome provém de um rio da região, é banhado pela Costa dos Corais, área de proteção ambiental brasileira, e se tornou o segundo polo alagoano mais visitado.

O sucesso de Maragogi deve-se, principalmente, às suas águas. Embora os milhares de coqueiros, a tranquilidade e a culinária com muitos peixes e frutos do mar sejam motivos suficientes para cativar pessoas de diferentes partes do país, é mesmo por causa das águas cristalinas e pelos corais que formam piscinas naturais o lugar deixa os turistas extasiados.

Quando a maré baixar e o solzão nordestino se fizer presente, prepare-se: é a melhor hora para aproveitar o mar. É no período de maré baixa que as piscinas naturais podem ser mais bem observadas e, com o sol forte, ficam ainda mais transparentes. Nas piscinas, chamadas também de galés, peixes e corais dão vida a um mundo subaquático colorido e encantador. Basta entrar no mar para que seja fácil observar vários peixinhos.

Em terra firme a maré baixa também é muito bem-vinda. Nela se formam os bancos de areia que permitem acessar piscinas e as praias ganham uma longa e bela faixa de areia, marcada pelo movimento do mar. As praias de Maragogi, quando aproveitadas no período certo, são ideais para quem curte um mar digno de águas caribenhas e com uma tranquilidade fora de série, ideal para quem viaja com crianças. Barra Grande, Ponta de Mangue e Peroba: guarde esses nomes e não se esqueça de visitar essas praias.

Passeios de buggy, passeios de barco, praias desertas, sossego e uma culinária deliciosa... Maragogi é um destino que cabe no bolso e um lugar onde o clima pacato se destaca. Passando alguns dias na cidade você pode comer boas lagostas, conhecer o bolo de goma (que não dá para parar de comer) e, principalmente, relaxar e desfrutar de uma região bucólica. Maragogi é um lugar simples, que ainda tem pouca estrutura e carece de cuidados básicos, mas para quem procura descanso e quer ficar distante de grandes centros urbanos, o lugar revigora a mente e o corpo.

Quando ir a Maragogi

Maragogi é um destino de praias; portanto, a viagem fica ainda melhor se for feita em dias de tempo aberto. O verão é a estação em que a cidade está mais cheia e movimentada, não apenas devido ao tempo propício para fazer atividades ao ar livre, mas por ser também o período em que o mar fica com águas mais claras e cristalinas.

Temperaturas altas são registradas durante todo o ano, sem grandes mudanças com o passar das estações. A média de temperatura anual da cidade gira em torno dos 25ºC, sendo registradas médias de 25ºC no verão e 23ºC no inverno. É constante um ventinho nessa região - o que ajuda a amenizar o calor -; não raramente, o dia começa nublado e vai ficando aberto com o passar do tempo.

Para aproveitar a beleza de Maragogi em sua melhor forma, recomendamos viajar na época mais seca do ano, entre os meses de outubro e janeiro. No período mais chuvoso, entre abril e agosto, é comum a água do mar não estar tão transparente. Em outubro acontece o festival da lagosta e, para quem quiser comer ótimos pratos, esse período é indicado! Outra sugestão é viajar no mês de novembro, quando não há muita chuva, o mar está bonito e os preços, razoáveis.

Na hora de programar sua viagem, é fundamental optar por uma semana de maré baixa. Curtir as praias da cidade no período em que o mar está mais baixo faz muita diferença, principalmente porque os passeios para as galés são feitos nesse período; além disso, as praias mudam completamente e ganham outra cara. Quem só vê a cidade na maré alta perde o melhor dos passeios, boa parte dos atrativos e o diferencial de ver longas faixas de areia até que se inicie o mar.

A maré baixa ocorre na lua cheia e na lua nova, e pode ser melhor aferida através do site da Marinha do Brasil. Para identificar os períodos de maré baixa, basta procurar pelo ponto mais próximo de seu destino e, em seguida, identificar os dias em que os números da maré estão mais próximos de 0.0. Quanto mais próximo de zero estiver o mar, mais baixo estará o nível da água e melhor será para fazer passeios nessa região. A maré sobe e desce duas vezes por dia e o nível máximo de cada maré cheia ou baixa muda um pouco a cada dia, bem como seu horário de pico - confira a tábua de maré para maiores detalhes.

Dicas de Maragogi

- Maragogi fica ainda melhor se for visitada na maré baixa; por isso, confira a tábua de maré antes de decidir quando viajar. Quanto mais próxima de zero estiver a indicação, mais baixo será o nível da maré e melhor será para fazer passeios; quanto mais alto o número, menos indicado para fazer passeios e mais alta a maré estará. A maré sobe e desce duas vezes por dia, mas apenas na lua cheia e na lua nova ela oscila de forma considerável - nas outras fases da lua acontece a chamada maré morta, quando a maré não sobe nem desce muito.

- A cidade é pequena e caminha em um ritmo lento. A maior parte do comércio fecha por volta das 18h e alguns restaurantes podem não abrir aos domingos e às segundas-feiras. Esteja atento ao horário de funcionamento dos estabelecimentos que você deseja visitar e, caso viaje no período de alta temporada (férias, verão, feriados), faça reserva nos restaurantes a que pretende ir. 

- Faz calor na cidade, mas o vento ameniza a temperatura real. Não deixe de passar protetor solar e usar chapéu/boné para se proteger do sol, pois ele pode queimar mais do que aparenta no momento de exposição.

- Algumas praias, como a praia de Maragogi, podem não ser indicadas para banho em alguns períodos do ano. Consulte o site do Meio Ambiente para saber como está a qualidade do mar de Alagoas e constatar se o mar está próprio para mergulho. Constantemente são feitas análises para aferir a qualidade das praias.

- A infraestrutura da cidade ainda é pequena e as vias não estavam em boas condições durante nossa viagem. Provavelmente você passará por ruas sem calçamento ou com buracos. Não espere encontrar em Maragogi grande estrutura, enormes hotéis ou muitos restaurantes, o lugar é simples e pequeno mesmo.

- Não vá para Maragogi planejando fazer compras, a cidade é bem fraca nesse sentido e têm poucas lojinhas.

- Quanto tempo ficar: três dias são suficientes para fazer os principais passeios e conhecer as principais praias de Maragogi.

****************************************************************************

CRISTUR VIAGENS E TURISMO
Cristiane Vanzella Padalino
Marechal Candido Rondon - Pr
Rua Independencia 940 - cep 85960-000
Fone: 45 32543110
www.cristurturismo.com
Facebook: CRISTUR










Cristiane Vanzella Padalino