25.05.2007
MAIO 2007 - MUNDO ENVELHECIDO, PAíS ENVELHECIDO
Mundo envelhecido, país envelhecido
Existe um aumento da proporção dos idosos no Brasil e no mundo que esta causando uma revolução demográfica no âmbito social, econômico e ambiental.
Dentre as causas para o aumento da expectativa de vida e conseqüente aumento da população de idosos no mundo, estariam os constantes avanços na medicina, a tecnologia, a diminuição da mortalidade infantil, melhores condições de saneamento básico e a melhora da qualidade de vida de modo geral.
A expectativa de vida vem subindo mais ou menos linearmente desde 1940 e não para de crescer hoje não é possível em pensar uma média de limite máximo para a idade dos seres humanos.
O próprio termo “idoso” deve ser constantemente repensado afinal um rótulo comumente limita e cria estereótipos que são extremamente nocivos, é óbvio que na atualidade os “idosos” tem grandes possibilidades de engrandecimento tanto em nível pessoal como social, são pessoas com plenas capacidades para gozar e contribuir com a vida de forma geral, mas, para que isso ocorra à sociedade tem que se adaptar a essa nova realidade em todos os níveis investindo nessa camada da população em termos de legislação, educação, saúde entre outras.
Se tratando de saúde mental, os idosos que passam por envelhecimento natural do corpo podem sofrer distúrbios psíquicos, nesse ponto é importante maior cuidado e acompanhamento profissional assim como apoio familiar afim de evitar o desenvolvimento de psicopatologias.
Em termos de saúde pública esta crescendo o numero de profissionais da saúde mental que estão disponíveis nas unidades básicas e atendendo nos psfs, dessa forma os idosos tem a opção de acompanhamento preventivo que pode aumentar a qualidade de vida.
Atualmente os seres humanos estão quebrando os limites físicos e psíquicos em relação a idade, o cuidado com a saúde como um todo é indispensável para que isso aconteça mesmo em declínio físico é possível aumentar a perspectiva de vida e em termos psicológicos as possibilidades de desenvolvimento praticamente não tem limites. Portanto é preciso ter a mente aberta quanto ao enorme potencial humano sem com isso negligenciar suas limitações naturais aprendendo a viver mais e melhor.