Cotidiano

23.09.2010

LISTA PRONTA?

Será que ainda muita gente vota pelas pesquisas, esperando pra ver quem está na frente? Bem, se políticos de alto escalão costumam se bandear para o lado dos favoritos imagine, nós, do proletariado eleitoral.

Quando o Osmar começou a subir nas pesquisas, saiu um monte de tatu da toca. Ontem foi divulgado que Dilma desceu um pouco, diminuindo a diferença, pronto, já reascendeu o ânimo do tucanato nacional.

Voltando para nosso Paraná, na conta do senado, a soma nas pesquisas, todos sabemos que deve chegar a 200%, pois são duas vagas.

Quem fizer 50% dos votos estaria garantido? Não, sabe por quê? Se um candidato fizer 70% dos votos, outro fizer 60% e um terceiro 50%, teremos um total de 180%, os outros 20% poderiam ir para outro candidato com 15%, por exemplo, e os outros 5% para os menos cotados.

Somando tudo acima, dá os 200% e um candidato com 50% ficaria de fora.

É uma lógica inconteste. Pelas pesquisas, Beto Richa e Osmar Dias estão numa disputa acirrada. É insano pensar que os eleitores do tucano que tem 45% dos eleitores segundo as últimas pesquisas, deixarão de votar, em sua maioria, num candidato ao senado da coligação.

Como a preferência obvia de Beto é pelo companheiro de ninho, Gustavo Fruet, dificilmente ele não será agraciado com pelo menos um dos dois votos de seu eleitorado. Isso significa dizer que Fruet poderá ter 45% dos votos para o senado e convenhamos, dificilmente ficaria de fora, porque ele poderia ser também a segunda opção de quem vota na Gleisi e não quer Requião ou vice-versa.

Gleisi Hoffmann, pelos últimos levantamentos, teria podado Requião e então, o ex-governador pode mesmo amargar uma derrota na chegada da corrida eleitoral, que tal e qual acontece de vez em quando no turfe, poderá ser na foto.

Se metade de uma população eleitoral vota em uma coligação e outra metade pra outra, não tem sentido todo mundo votar só para um lado no quesito senado.

Outra coisa que precisa ser levada em conta é o alto número de indecisos para eleições proporcionais, desde deputado estadual, passando por federal até o senado. Muita gente vai decidir o voto na última semana.

Você já escolheu presidente, dois senadores, um deputado federal e outro estadual? Pouca gente que conheço, já está com a lista pronta de cabo a rabo.

 

(Escreva para o Elder, [email protected])

Elder Boff