17.04.2009
LED ZEPPLIN: A FORçA DO ROCK
LED ZEPPLIN: a força do rock
O Led Zepplin surgiu em 1968 com término do Yardbirds, banda na qual Jimmy Page havia tocado. James Patrick Page tentou formar o New Yardbirds, um amigo John Paul Jones (baixista) se interessou pelo projeto. Chamaram para os vocais Robert Plant (até hoje um dos maiores vocalistas da história do rock), que convidou o baterista John “Bonzo” Bonham, pronto, estava formado o Led Zepplin, uma das maiores e mais importantes bandas de rock de todos os tempos.
Em 1969 lançaram o primeiro álbum, “Led Zepplin”, gravado em 20 dias. Em outubro desse ano tocam com o nome Led Zepplin. O segundo algum “Led Zepplin II”, atinge o primeiro lugar nas paradas “Whole Lotta Love”, torna-se um clássico, além de ter um dos melhores riffs da história da guitarra. Em outubro de 1970, lança o álbum “Led Zepplin III”, não tão aclamado pela crítica como os anteriores. Mas em 1971 lançam o seu quarto álbum, sem título que muitos chamam de “Led Zepplin IV”. É desse álbum que sai a obra prima “Stairway To Heaven”, além das excelentes “Black Dog” e “Rock & Roll”. Em 1973 lançam “Houses of the Holly”, que alcança o topo das paradas norte-americanas. Em março de 1975 sai o primeiro álbum duplo da banda, “Phisical Graffiti”. A repercussão é tão grande que o Led Zepplin se torna a primeira banda de rock a ter cinco discos simultaneamente no top 200 da Billboard.
Em 1979 lançam “In Throught The Out Door”, agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados. Nos Estados Unidos, o Led Zeppelin era nessa época a maior banda de Rock de todos os tempos. Em setembro de 1980, no dia 25, uma notícia abala o mundo do Rock: John Bonham, aos 32 anos, é encontrado morto sufocado pelo próprio vômito. Ele havia tomado 40 doses de vodka (hi-fi) em 12 horas. Com a morte de Bonham o Led Zepplin acabou.
No dia 10 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem a Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, morto em 2006. A renda da apresentação foi destinada a uma instituição que concede bolsas. Na bateria estava Jason Bonham, filho de John Bonham.
Foto do show realizado em Londres, no dia 10/09/07