Cotidiano

19.03.2009

LAR

Hoje a Cooperativa Agroindustrial Lar Ltda está de aniversário, funda da em 19 de março de 1964. Sem dúvida é uma das empresas que mais impulsionam o desenvolvimento do setor e tem merecido destaque.

Além da própria atuação, a Lar tem fomentado o crescimento de outras empresas do mesmo ramo, que atuam no chamado agrobusines. O seu agigantamento que tem acontecido nos últimos tempos, obriga empresas paralelas a também buscar a modernização.

Tão logo a cooperativa entendeu que a simples comercialização dos produtos primários começava a criar dependência da instabilidade das commodities, partiu para agro industrialização e diversificação nas atividades. Esse impulso foi dado principalmente sob a gestão do atual presidente Irineo da Costa Rodrigues.

Rodrigues se firma como a principal liderança cooperativa do Paraná, inclusive recebeu o título de cidadão paranaense, entregue pela Assembléia Legislativa do Estado, num evento que tive a oportunidade de participar a alguns anos em Curitiba.

A mudança do nome foi outro marco da história da cooperativa. Ao passar de Cotrefal para Lar, a empresa continuou e ainda aumentou o seu ritmo de crescimento. Hoje, a Lar possui  14 unidades de recepção de produtos, industrialização de soja, mandioca, vegetais congelados, aves e 13 postos de vendas espalhados em 12 municípios da região oeste. Também atua no oeste de Santa Catarina, no Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Em Santa Helena, além do supermercado, da loja agropecuária, do setor administrativo, possui ainda um grande investimento, apoiado pelo município, na fábrica de ração e no incubatório de aves, de onde saem os pintainhos de um dia para suprir uma grande parte da demanda de aviários de produção de frango de corte.

São 45 anos de uma história positiva. A Lar acumula adeptos, admiradores, colaboradores e fornecedores, ante a um número cada vez mais diminuto de críticos. Ao mesmo tempo em que empresas do porte da Sadia e Sperafico, vivem momentos de dificuldades que chegam a ser extremas, a cooperativa acumula sucessivos resultados positivos, ajudando a transformar a vida do cidadão do campo, fixando-o no seu meio original.

Elder Boff