Cotidiano

16.03.2009

JOGADA

O marketing é tudo num time de futebol. Aliás, é tudo em qualquer setor. Mas a estratégia do Corinthians neste final de semana deixou claro que neste campo não se pode correr riscos. O time jogou contra o Santo André e Ronaldo Nazário nem sequer foi relacionado para o jogo.

A jogada é clara. O fenômeno voltou e contra o Palmeiras acabou se superando, marcando o gol de empate. Depois, contra o São Caetano, pela primeira vez saiu jogando e assinalou o gol da vitória do timão.

Jogar ontem contra o Santo André, seria por em risco a perspectiva de um contrato de publicidade que poderá sair ainda nesta segunda-feira com a fabricante de tênis Nick. Vai que o astro se machuca ou joga mal. Pesaria na decisão do futuro patrocinador.

A desculpa do treinador Mano Menezes foi também clássica: queremo-lo inteiro para o jogo contra o Santos, compromisso futuro do Corinthians, disse o treinador. Pura conversa mole. Quem decidiu sobre a ausência do fenômeno, foi o departamento de marketing do clube.

A propósito, o timão só empatou com o Santo André e melhorou ainda mais a estratégia, pois a fiel sentiu a falta daquele que já considera o goleador das horas decisivas e até este resultado deve colaborar para o fechamento do contrato de publicidade.

Estas são lições que a gente aprende até para o nosso dia-a-dia. Existem horas que é melhor recuar, dar um passo para trás, para depois seguir firme e forte na caminhada!

Elder Boff