Um Sonho de Viagem

20.02.2016

JERICOACOARA

Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca, a 300 km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares e bastante popular entre os naturalistas que procuram sossego. Com sol o ano todo e ambiente aconchegante, o lugar está preparado para receber turistas que buscam um diferencial em suas viagens.

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades. Por lá não há iluminação pública, necessidade de carro ou ruas calçadas. No ar é perceptível um clima rústico, de simplicidade e a certeza de encontrar um povo hospitaleiro, que entende que quem faz a roda d'água girar é o turismo.

A dificuldade do acesso ajuda a manter esse clima singelo, mas ainda assim o  lugar atrai turistas do mundo inteiro.  Jeri (assim chamada pelos íntimos) é também destino certo daqueles que amam velejar – os ventos de lá são os melhores do mundo para a prática de kite e windsurf. Não há tempo ruim nem idade que impeçam quem se aventura em algumas aulas.

Não faltam lugares interessantes para conhecer, bons restaurantes, festas e lojinhas de artesanato. Conheça a atração mais falada: a Pedra Furada; ande até cansar nas areias fofas e, no final da tarde, suba a Duna do Pôr do Sol para apreciar, imponente, o sol se despedindo junto ao mar. E quando um nativo esticar o beiço para dizer “é logo ali”, fica o aviso: prepare-se para andar.

Quando ir a Jericoacoara

A verdade é que, apesar de haver, sim, meses em que o turismo é mais intenso, Jeri recebe turistas o ano inteiro. Calor é o mínimo que você pode esperar quando for visitar a região; por isso, tenha na bagagem muitas roupas leves. Roupas de frio só se forem para se proteger do vento.

As médias anuais variam entre 35°C no verão e 22°C no inverno. A época de chuvas é longa e vai de janeiro a junho - quando se formam as belíssimas lagoas, mas isso não significa que passem dias inteiros chovendo, não é assim. São períodos de chuvas que vêm e logo vão embora. O segundo semestre do ano é o mais seco e recomendado para quem não quer correr o risco de pegar nada de chuva e pretende tirar fotos com um azul belíssimo no céu.

Historicamente, agosto é o mês com mais ventos em Jeri. Eles chegam a 35 nós à tarde, indiscutivelmente perfeito para os amantes do kite e do windsurf.

Os meses de férias são considerados alta temporada em Jeri. Do Réveillon ao final do Carnaval a vila fica lotada com turistas brasileiros, e entre julho e novembro é a temporada do kite - época muito procurada pelos estrangeiros. Os meses de transição são épocas com menos turistas, mas que ficam cheios se há algum feriado prolongado no calendário.

O que fazer em Jericoacoara

Com o nascer do sol, as opções do que fazer em Jeri nascem também. As maiores atrações são para ser vistas durante o dia; por isso, se você tem pouco tempo, vale a pena acordar cedo para conhecer o máximo que puder.

Grande parte das pessoas vão para a praia de Jeri, a mais próxima. A tranquilidade está ali, e pegar um pouco de sol depois de um mergulho no mar é rejuvenescedor. Alguns restaurantes têm cadeiras e sombreiros que facilitam a vida de quem não quer se preocupar com muita coisa.

Outra atividade muito popular é fazer os passeios oferecidos pela Associação de Buggeiros. Os trajetos podem variar de acordo com a vontade do turista, mas não dá para deixar de conhecer belíssimas lagoas, especialmente a Lagoa do Paraíso.

A melhor forma de terminar o dia é ir à praia ou subir a Duna do Pôr do Sol para apreciar mais um dos espetáculos que a natureza reservou para esse pedacinho do Brasil.

****************************************************************************

CRISTUR VIAGENS E TURISMO
Cristiane Vanzella Padalino
Marechal Candido Rondon - Pr
Rua Independencia 940 - cep 85960-000
Fone: 45 32543110
www.cristurturismo.com
Facebook: CRISTUR





































Cristiane Vanzella Padalino