Um Sonho de Viagem
28.04.2015
Jamaica
Se existe um lugar no mundo onde os estereótipos se parecem mesmo com a realidade, esse lugar é a Jamaica. O Reggae comanda as caixas de som e e o lema 'no problem' é presente no dia-a-dia dos jamaicanos.
O país é a terceira maior ilha das grands Antilhas e nos últimos tempos vem se tornando destino turístico de quem já curtia outras ilhas do caribe. Um dos motivos principais é a extensão da malha aérea, que permite que a viagem seja feita pelo Panama, diminuindo questões burocráticas. Outra questão é o baixo custo da viagem, já que o dólar jamaicano é desvalorizado em relação ao americano.
De acordo com dona da agência Viabr Turismo, Claudine Blanco, o incentivo ao turismo veio dos próprios comerciantes e do governo local.
"A Jamaica não era um destino muito procurado por brasileiros, mas de 6 meses pra cá tem havido uma procura maior pra esse destino porque os hotéis e o governo estão fazendo uma divulgação maior nos órgãos de turismo do Brasil e criando condições da gente divulgar o destino e alavancar um direcionamento dos brasileiros pra lá".
Lá, a realidade do turista é bem diferente da vivida pelo morador local e os viajantes muitas vezes evitam as cidades para se deliciarem com as belezas das praias. Mesmo Kingston sendo a capital, Claudine conta que o acesso a ilha pelos turistas é feita por Montego Bay.
"Ela é a cidade que tem a praia mais badalada, onde ficam a maioria dos hotéis e tem o porto, com as movimentações dos navios. Outra cidade que é muito procurada é a cidade de Negril, que fica mais ou menos duas horas de Montego Bay e é uma região que as praias ficam mais tranquilas, com água mais cristalina, não tem tanta movimentação. Outra que é bem procurado é a Ocho Rios, que também fica mais ou menos duas horas de Montego Bay e é uma região que é mais natureza. Além das praias lindíssimas que tem por lá, tem cachoeiras e é uma região um pouco mais selvagem, mais preservada, mais afastada", diz.
Para qum quer fugir dos pontos turísticos e ficar em Kingston, a dica é visitar o museu do cantor Bob Marley, maior ídolo do pais. E um aviso: turistas costumam reclamar que a Jamaica não oferece muitos lugares para se fazer compras, ou seja, normalmente tudo é feito dentro dos hotéis ou resorts.
A culinária é um caso a parte. Os pratos tradicionais são feitos com bastante pimenta e o principal prato de lá são os churrascos de carne, frango e porco. Já para os amantes de bebida alcoólica, a dica é pesquisar bons rótulos de Rum, encontrados em supermercados comuns.
Assim como diversos países do mundo, a Jamaica não é muito segura e é necessário tomar cuidado com os pertences. Para viajar pra lá não tem muita burocracia. De acordo com Claudine, obrigatório mesmo é levar a certeira de vacinação em dia contra a febre amarela.
"Se for via Estados Unidos precisa de visto porque vai precisar do visto americano, se for via Panamá não precisa de visto se o brasileiro for ficar menos de 30 dias por lá. O que é necessário é a vaciana de febre amarela, que tem que ser tomada no mínimo 10 dias antes do embarque”, finaliza.
****************************************************************************
CRISTUR VIAGENS E TURISMO
Cristiane Vanzella Padalino
Marechal Candido Rondon - Pr
Rua Independencia 940 - cep 85960-000
Fone: 45 32543110
www.cristurturismo.com
facebook: CRISTUR