Cotidiano

17.09.2009

ITAIPU E FUNCIONARIOS

Sobre coluna do dia 15, intitulada ABSURDO NA ITAIPU, recebo a seguinte correspondência:

 

Gostaria primeiramente de parabenizar toda aequipe do Jornal Correio do Lago pela qualidade e eficiência nas informações, sempre atualizadas e com imagens ilustrativas. Não é à toa que o site é líder em acessos de internautas, que assim como eu, acompanham diariamente o site do Correio do lago para saber das notícias de Santa Helena e região.

De fato, o número de empregados da Itaipu Binacional na Margem Direita (Paraguai) é maior que o do Brasil. Mas, para seu espanto, até o ano passado o quadro funcional paraguaio era ainda maior: aproximadamente 2100 empregados! A situação começou a ser alterada logo que o novo Diretor Geral Paraguaio, Carlos Mateo Balmelli, assumiu,  dispensando de imediato aproximadamente 300 empregados paraguaios.

A intenção do governo Paraguaio  é reduzir ainda mais o quadro funcional paraguaio até os níveis do quadro funcional brasileiro mas, devido à inúmeras manifestações e paralisações, a Diretoria Paraguai optou por reduzir o quadro funcional gradativamente, pois existe um grande número de empregados paraguaios se aposentando e, conforme isso for acontecendo, na medida do possível não serão contratados novos empregados a exemplo do
ocorre no Brasil, mas sim haverá um remanejamento do pessoal interno para outras áreas; acreditando-se portanto, que num prazo de 3 a 5 anos o quadro funcional paraguaio se equipare com o quadro brasileiro.

Em relação ao número de empregadosfantasmas na Margem Direita, qualquer referência a números é mera especulação. A única informação que tenho é de que o número de empregado ´dispensáveis´, e não necessariamente fantasmas, era por volta de 300 empregados. Claro que sempre existem os bajuladores, que são protegidos e acabam não entrando nessa contabilidade.

Aliás, bajuladores existem em praticamentetodos os orgãos públicos e, a exemplo do Paraguai, pode-se citar o nosso município de Santa Helena, onde o número de empregados, você deve saber bem melhor do que eu, era (ou ainda é?) um absurdo, chegando em algumas épocas a ser até maior do que o próprio quadro funcional da Itaipu Binacional!

Todas as informações referentes ao quadro funcional paraguaio eu tenho pela minha convivência diária com colegas paraguaios que trabalham comigo aqui na Itaipu Binacional, não refletindo necessariamente a veracidade dos fatos.
 
Apesar do número superior de empregados paraguaios em relação ao número de empregados brasileiros causar certo espanto, tem que se admitir que houve, mesmo que tímido, um certo avanço. O Paraguai, a exemplo do Brasil, está prestes a realizar concurso público para contratação de novos empregados para os cargos que não for possível o remanejamento interno.
 
Da mesma forma em que o colunista manifestou sua indignação com a coluna intitulada "Absurdo na Itaipu", que tal cobrar explicações da prefeita de Santa Helena e do seu esposo em relação ao absurdo do quadro funcional da prefeitura? Porque durante vários mandatos consecutivos em que o atual grupo ocupou nunca foi realizado concurso público (sem contar o único concurso realizado, que foi anulado por ter sido comprovado fraude) e o quadro funcional, que a exemplo do Paraguai, sempre foi um verdadeiro absurdo?”
 
Abraços a toda equipe do jornal Correio do Lago,

Att,
Alexandre Kozerski
Engenheiro Civil
Foz do Iguaçu, PR

Elder Boff