Cotidiano

05.02.2009

INDICAÇÕES

Indicação é o modo com que o vereador apresenta a sua sugestão de obra ou serviço para a prefeitura realizar. Geralmente é direcionado para o prefeito, no caso de Santa Helena, para a prefeita Rita Schimidt.

É praxe e acredita-se que continue assim, que os pedidos dos vereadores cheguem na prefeitura e sejam encaminhados para a secretaria de administração. Desta pasta vai para o gabinete da prefeita, para que esta tome conhecimento dos pedidos. Ato contínuo, a prefeita deve re-encaminhar o pedido para a pasta competente. Se tratar de saúde para a saúde, obras para obras e assim por diante.

É impossível para a prefeita, atender todos os pedidos dos vereadores. Cada um tem o direito (ficou convencionado) de apresentar três pedidos através de indicações. São nove vereadores vezes os três pedidos cada = 27 indicações x quatro sessões por mês = 108. É certo que nem todos apresentam sempre as três e isso ficou comprovado na primeira sessão ordinária do ano.

A maioria das indicações já foi feita anteriormente. Na primeira sessão, vi pelo menos duas que já havia pedido quando fui vereador entre 2001 e 2006: Construção da creche na Vila Celeste e abertura da Avenida Brasil até no morro do Cristo. Das outras indicações, acho que teve uma ou duas inéditas. Ao cabo de seis meses, se o executivo não atendeu o pedido, os vereadores começam a pedir tudo de novo.

Elder Boff