Cotidiano

20.04.2010

HÁBITOS DANOSOS?

Quando acontece uma desgraça como a que aconteceu durante o assalto ao supermercado em Santa Helena, todo mundo começa procurar culpados e ao ouvir uma entrevista do comandante local da polícia militar, ele resumiu a culpa nos marginais.

Com certeza, eivado de acerto o tenente Renato. Não fosse a ação dos marginais, nada tinha acontecido.

Mas que sirva de lição, tudo que aconteceu e que não culpemos a população por ter hábitos amistosos e despreocupação com a violência. Ao invés de dizer que a população é culpada porque não se cuida, que seja promovido um trabalho de conscientização para essa nova realidade de violência interiorizada.

O que mais orgulha um cidadão interiorano é poder até dormir de janela aberta, não ter muro e nem grades cercando suas casas. Mas fazer o que. Já vejo muitas residências com muro alto, cerca elétrica e câmeras de vídeo.

Será que vamos viver o mesmo clima de cidade grande, onde o bandido está solto nas ruas e a gente preso dentro de casa?

De outra parte, as polícias envolvidas no evento de sábado, com certeza devem sentar-se à mesma mesa e debater tudo o que foi feito em razão do acontecimento. Analisar o que foi feito certo e o que poderia ter sido feito melhor.

Se a população tem que mudar os hábitos de povo despreocupado com a segurança, os organismos de segurança devem fazer uma auto-análise do acontecido para também se precaver melhor ou treinar para situações que são preconizadas como acontecíveis.

Elder Boff