Cotidiano
18.02.2010
GUARDA-CHUVAS
A lei da oferta e da procura continua valendo fortemente para o preço dos produtos oriundos da agricultura, pecuária e horticultura. Ao mesmo tempo em que o preço da saca de soja caiu pelas tabelas em função da oferta do produto americano e perspectiva de ótima safra brasileira, está difícil encontrar hortaliças com boa qualidade, sem falar que o preço está nas alturas, caras como nunca.
É sempre assim, quanto tem de mais, custa menos e quando tem de menos, custa mais. Em nossa vida funciona tudo mais ou menos do mesmo jeito em todos os aspectos.
No inverno ninguém se lembra de ventilador. No verão escaldante ele é super valorizado. Se você comparar os preços de um simples ventilador no inverno e no verão, veras uma diferença significativa.
É bem melhor comprar determinados tipos de eletrodomésticos no inverno. Geladeira, o próprio ventilador, condicionadores de ar, congeladores. Da mesma forma, é bem mais barato comprar cobertores no verão ou na saída do inverno. Eles sempre caem pela metade do preço, quando não, mais ainda.
A lei da oferta e da procura pode significar uma boa economia para o bolso da gente. O grande problema é a falta de planejamento e o imediatismo. Compramos guarda-chuvas quando a precipitação pluviométrica nos sobrepõe.