Cultura e Arte

05.10.2024

Grandes Artistas de A a Z

Rafael Sanzio, um dos grandes mestres do Renascimento italiano, destacou-se pela perfeição técnica e a graça singular de suas pinturas e desenhos. Sua carreira artística, que começou por volta de 1499, quando era adolescente, foi marcada pela produção prolífica até sua morte precoce em 1520, aos 37 anos. Juntamente com Michelangelo e Leonardo da Vinci, ele forma a tríade dos principais nomes desse movimento artístico.

Apesar de seu falecimento prematuro, Rafael influenciou fortemente sua época, embora seu rival Michelangelo tenha ganhado mais destaque nos séculos seguintes. No entanto, a serenidade e o preciosismo de suas obras voltaram a ser reconhecidos como modelos de excelência nos séculos XVIII e XIX, inspirando diversas gerações de artistas.

Atualmente, muitas de suas obras podem ser apreciadas em renomados museus, como a Galleria degli Uffizi e o Palazzo Pitti, na Itália, o Museu do Louvre, na França, a National Gallery, em Londres, e o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Curiosamente, o Museu de Arte de São Paulo abriga a única pintura de Rafael localizada fora da Europa e dos Estados Unidos.

 

Fonte: 501 Grandes Artistas - 2009 – pags. 74/75 - Livro editado pelo Pintor, professor de desenho e professor-pesquisador da Fundação Rootstein Hopkins na University of the Arts, em Londres, Stephen Farthing.






Sabugo