Cultura e Arte
27.04.2024
Grandes artistas de A a Z
Embarcamos em mais um episódio da coluna Grandes Artistas de A a Z, e hoje traremos uma artista mais contemporânea, porém não menos importante para o mundo das artes.
Tracey Emin, ou somente Emin nasceu em Croydon, na Inglaterra em 1963 e tem como base em seu estilo, pinturas, desenhos, fotografias, instalações e vídeos, uso de textos e tecido bordados, temas confessionais, íntimos e autobiográficos.
Emin, vive e trabalha em Londres sua produção se baseia necessariamente no que foi supracitado com inúmeras variedades de técnicas empregadas na confecção de suas obras.
Suas influências são Frida Khalo e outros da mesma linha de pensamento artístico.
A arte surgiu em sua vida ainda muito jovem como meio de superar eventos traumáticos, assim conseguindo aliviar a sua dor.
Desde muito cedo ela estudou e aprimorou técnicas até que em 1987 concluiu seu mestrado na Royal Academy of Arts em Londres.
Em 1993 ela começou a distribuir cartas pedindo as pessoas para ajudar no seu potencial criativo. Uma das respostas foi de Jay Joplin que posteriormente veio a ser seu marchand, convidada por ele a expor na Galeria White Cube em Londres.
Devido ao talento nato, logo foi associada ao grupo de artistas contemporâneos, batizado pela mídia de Londres como Jovens Artistas Britânicos.
Também fundou o Tracey Emin Museum em Waterloo, Londres, desde então, ocupa um lugar de destaque tanto no mundo das artes, quanto no universo das celebridades.
Fonte: 501 Grandes Artistas - 2009 - pag. 606 - Livro editado pelo Pintor, professor de desenho e professor-pesquisador da Fundação Rootstein Hopkins na University of the Arts, em Londres, Stephen Farthing.