13.04.2024

Grandes Artistas de A a Z

Nesta quarta viagem aos nomes históricos das artes, venho lhes mostrar um pouco da vida e obra de Di Cavalcanti. Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, nasceu no dia 6 de setembro de 1897, na cidade do Rio de Janeiro e faleceu em 26 de outubro de 1976 no Rio de Janeiro.

Seu estilo se baseia em cores quentes e formas sinuosas, dando ênfase na vida e cotidiano do carioca, mulatas e carnaval.

Idealizador e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna em 1922, Di Cavalcanti se preocupava com a construção da identidade nacional através da arte.

Iniciou a sua carreira como ilustrador e caricaturista, sua primeira obra foi uma caricatura publicada em 1914.

Já como pintor sua primeira produção foi marcada pelas tonalidades em tons pastéis e mistério de seus personagens á margem da luz. Em 1925, retorna de Paris, depois de adquirir algumas técnicas, e se impõe na pintura com uma linguagem própria e nacionalista, voltada a construção da “cara” do povo brasileiro.

Sua palheta de cores fica mais quente e viva e seus personagens já não são mais tão sombrios, suas formas sinuosas retrata o cotidiano das favelas, o malandro, a mulata, o samba, as prostitutas e os bares do Rio de Janeiro.

 

Fonte: 501 Grandes Artistas - 2009 - pag. 398 - Livro editado pelo Pintor, professor de desenho e professor-pesquisador da Fundação Rootstein Hopkins na University of the Arts, em Londres, Stephen Farthing.