Cotidiano

10.02.2009

GILETE EXPRESS MODERNO!

Uma das principais peças de qualquer notícia é sem dúvida alguma a fonte da informação. Depois do advento da internet, a busca por informações foi extremamente facilitada. Tem gente que me pergunta se eu tiro da rede mundial as informações que utilizo para produzir a coluna diariamente de segunda a sexta-feira.

Às vezes, uso como inspiração, mas nunca copio, salvo algumas exceções, como uma piada que achei interessante e transcrevi alguns dias atrás, citando sempre a fonte. E  você amigo leitor, com certeza já sabe como identificar se há um plágio ou não . Isso é bem simples, mas não custa recapitular.

Pegue parte do texto, pode ser uma frase inteira, copie e se estiver protegido, leia e transcreva esta parte e cole no espaço de pesquisa do Google por exemplo. Se o texto foi copiado, vai aparecer a fonte da qual foi tirada a notícia ou a informação de qualquer natureza.

O interessante então, para os meios de comunicação é que, quando não criam as informações que se dignem a colocar a fonte, pois hoje em dia é fácil descobrir se foi ou não da sua autoria a notícia.

O Ctrl C, CtrV é a versão moderna do “gilete express” que muitas vezes se usava nas redações das rádios, principalmente as pequenas. O “redator” cortava com um estilete a notícia do jornal e corria para o estúdio para dar a informação.

Elder Boff