Cotidiano

18.12.2008

FORMATURAS

Ao chegar o final de cada ano, sucessivas formaturas acontecem e suspiram os formandos com um ar de missão cumprida. Freqüentar durante quatro, cinco ou mais anos um banco de faculdade não é tarefa tão simples assim.

Ainda mais

Ainda mais se os concluintes tiveram que sentar também em bancos de ônibus durante o período de formação. Daí o sacrifício foi maior ainda e o sabor da conquista aumenta prazerozamente. Um aluno que estuda em Toledo, por exemplo, faz todos os dias 180 quilômetros se chacoalhando nas estradas nem sempre nas perfeitas condições. Imagine 180 vezes o número de dias da freqüência. No mínimo 36 mil quilômetros dentro de um ônibus, se forem 200 o número de idas e vindas.

Mais cálculo

Se foram mais ou menos umas 3h por dia de aula, dentro de um ônibus e se uso a mesma proporção de dias, são 600 horas no busão! Vinte e cinco dias na estrada, literalmente.

As aulas

Se forem quatro horas por dia em sala de aula, vezes o número que tomamos por base (acredito que seja maior), seriam 800 horas com a "poupança" na cadeira ou 33 dias. Entre o tempo que o acadêmico se prepara para ir pegar o ônibus até a hora que ele está "pronto" para dormir, descontando o tempo na sala, dá o dobro e um pouco mais.

É assim mesmo

Enfim, é assim mesmo. Ralar! O estudante do curso superior, sofre mesmo e por isso, a hora em que o diploma está em suas mãos: ufa! Deve ser efusivamente comemorado. Parabéns a quem se formou. E não se esqueça de iniciar a Pós!

Elder Boff