Cotidiano

25.01.2010

FOBIAS

http://www.missal.pr.gov.br/prefeitura/imagens/mapalocalizacao.jpg

Ilustração: missal.pr.gov.br (Lago de Itaipu)


Não tenho muitas fobias, talvez algumas manias. Quando se arma um tempo ameaçador, tem gente que não sossega e fica de cabelos em pé, com um medo intenso do que poderá vir.

Não consigo sentir medo de vendaval nem durante o evento. Costumo dizer que fico no meio do olho do furacão. Assim acontece com água. Quando tenho oportunidade de pescar no meio do lago, o que mais gosto é de saltar do barco (principalmente quando não está dando peixe) e nadar sabendo que sob mim há 20, 30 ou 50m de água.

Uma coisa que não sei se teria medo é um terremoto. Deve ser uma sensação muito estranha. Acredito que o chão desgruda dos nossos pés. Fico imaginando também as coisas dentro de casa se mexendo com quadros caindo, móveis tremelicando. Se for um prédio, pior ainda.

Uma coisa que sempre tive dúvida,sobre a qual mandei um email para a Itaipu, é sobre se a nossa região é propícia ou não para a ocorrência de tremores de terra. Mesmo correndo o risco de ser taxado como curioso ou ridículo desinformado, eis a minha missiva eletrônica para a binacional:

Gostaria de saber se há risco de terremoto em função do peso ocasionado pela água do reservatório de Itaipu, levando em consideração o vácuo que existe em função do Aquífero Guarani. Foi algo que me passou pela cabeça e gostaria, mesmo correndo o risco de passar por idiota, que alguém da Itaipu (geólogo ou outro profissional) me respondesse sobre o assunto”.

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2006/1/imagem/007a_tema1bim.jpg

Ilustração: moderna.com.br  (Aquífero Guarani)

Elder Boff