Cotidiano

13.04.2011

FIM DAS SACOLAS PLÁSTICAS EM SUPERMERCADOS

Santa Helena é um paraíso vista de cima. Tem tudo para ser um município ecologicamente correto.

Já existem programas muito interessantes que nasceram aqui e outros que foram assimilados.

A reciclagem de lixo é um fator positivo. O programa Cultivando Água Boa da Itaipu é um dos exemplos de assimilação.

Proteger nascentes e ressuscitar matas ciliares nos rios e córregos e emendar tudo no corredor da biodiversidade são fator preponderante para a garantia da sobrevivência da flora e principalmente da fauna.

Existem várias ações que podem ser desenvolvidas. Umas emanam do poder público, outras da iniciativa privada.

Não jogar lixo dos carros pelas ruas, separar o lixo em casa, pelo menos o orgânico do reciclável e não passar veneno, mas sim capinar lotes, já dá um ganho perceptível.

Por parte do poder público, leis podem mudar comportamentos. Uma idéia é abolir o uso de sacolas plásticas, por retornáveis.

Cada um teria a sua sacola para fazer compras, os estabelecimentos comerciais, principalmente do ramo alimentício, poderiam até oferecê-las para sua clientela, como brinde pela fidelidade ou promover descontos para quem não usar o método tradicional de levar as compras para casa.

Alguns municípios fizeram lei para tal. Um deles, que conheço, é minha terra natal, São Miguel do Oeste. Cada família já se acostumou e leva a sua sacola ou caixa apropriada aos supermercados, pois eles não tem mais as sacolas plásticas.

Clique aqui
e veja destaque do assunto, num blog do vale do Jequetinhonha que descobri na internet.

Elder Boff