Religião

14.05.2014

FILHOS SãO COMO FLECHAS!

Quero aqui compartilhar com os leitores da coluna um estudo que nos fala sobre filhos. Vivemos numa sociedade em que criar e educar filhos tem se tornado uma tarefa e uma responsabilidade cada vez mais desafiadora. Porém, Salomão cantou: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. * Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos..." Salmos 127.3 e 4  (Bíblia Corrigida).
“Os filhos são um presente do Senhor; uma grande recompensa dada por Ele. Os filhos que o homem tem durante a sua mocidade são como flechas de um soldado valente, afiadas e prontas para a defesa.” (Ling. Viva).

“FILHOS SÃO COMO FLECHAS"

Podemos extrair excelentes dicas no Salmo 127;4, ao dizer que os filhos são como flechas na mão do guerreiro. Esta comparação é muito rica em significado. POR EXEMPLO:

a) Quem já tentou arremessar uma flecha sabe que não é nada fácil atingir o alvo. O mesmo se dá com nossos filhos: não é nada fácil fazê-los atingir o alvo da vida.

b) A lógica da flecha é ir mais longe que o arqueiro. Isto tbém é verdade em relação aos nossos filhos: queremos q eles vão mais longe que nós (pais que não tiveram a oportunidade de estudar fazem questão q seus filhos cursem uma faculdade, moradia digna, bom casamento, etc.
*A alegria dos pais é ver os filhos vencendo na vida!
*Por outro lado, não há tristeza maior que vê-los derrotados.
- MAS, COMO EVITAR ISSO? “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6
Mas, para que a flecha acerte o alvo, algumas condições precisam ser satisfeitas:
* As flechas têm que estar na mão do guerreiro.
* É necessário que haja um alvo bem definido à frente.
* O arqueiro precisa ter braço forte.
* O arqueiro precisa ser habilidoso.
* A flecha precisa ser reta.
* A graça de Deus precisa ser uma realidade familiar.

1. AS FLECHAS TÊM QUE ESTAR NA MÃO DO GUERREIRO – PAIS

O sucesso dos nossos filhos está em nossas mãos. Depende muito mais de nós do que deles. Às vezes, alguns casais dizem que criaram os seus filhos todos da mesma maneira, mas, inexplicavelmente, uns saíram-se melhor que os outros. Impossível -  Não é verdade!
1º Ninguém consegue criar 2 filhos da mesma maneira, pois, cada filho é diferente.
2º Tentar criá-los da mesma maneira é um erro, pois, assim como um guerreiro percebe as diferenças entre uma flecha e outra (e leva isto em consideração na hora de lançá-las), precisamos “decifrar” os nossos filhos e tratar cada um deles de forma diferenciada, personalizada. Isto não é discriminação mas amor – que leva em conta a individualidade. Eles estão em nossas mãos e em nossas mãos devem de fato estar. Não os abandonemos à própria sorte. Façamos como Neemias 6;9: “Ó Deus, fortalece as minhas mãos”.

2. É NECESSÁRIO QUE HAJA UM ALVO BEM DEFINIDO À FRENTE – COMO VÃO TER, SE OS PAIS NÃO TEM.

a) Muitas famílias não têm alvo algum à sua frente - Vão “tocando a vida” numa rotina interminável, “sem sal, nem açúcar”. Os pais não conversam com os filhos. Não há sonhos compartilhados. Não há projetos familiares. Não há desafios individuais.

b) Em muitas famílias os alvos escolhidos não são adequados.

– MAS PORQUÊ?
*Pais projetando nos filhos aquilo que eles mesmos não puderam ou não quiseram fazer (“não pude estudar, mas meu filho vai ser alguém na vida”).
*Pais passando para os filhos alvos de vida orientados pelo egoísmo, materialismo, exibicionismo, etc. Não é de se estranhar que com o passar do tempo muitos jovens perdem a motivação para estudar, ter disciplina, trabalhar, etc.
* Quais alvos de vida que você tem colocado à frente dos seus filhos? O quê os seus filhos vão ser quando crescer?  Colossenses 3:20 “Vocês, filhos, devem sempre obedecer a seus pais e a suas mães, pois isso agrada ao Senhor. E Efésios 6;1 ”FILHOS, OBEDEÇAM aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar, porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês”.
* Ajudemos os nossos filhos a ter um alvo de vida.  Um alvo nobre, digno, que leve em conta as suas forças e fraquezas, mas, acima de tudo, um alvo que SEMPRE MAIS os leve a Deus, pois, não há felicidade nem futuro algum, SEM um relacionamento pessoal e verdadeiro com Jesus Cristo.Prov 8;33 “Sejam inteligentes! Ouçam os meus conselhos, não recusem!” Devemos desejar que eles sejam felizes, prósperos, maduros, úteis, mas, acima de tudo, que sejam homens e mulheres de Deus. Provérbios 1;8 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe”,  Provérbios 4;1 “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência”. Provérbios 19:20 “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio”.

3. O ARQUEIRO PRECISA TER BRAÇO FORTE

Para que uma flecha atinja seu alvo é necessário que o arqueiro tenha braço forte.   Provérbios 19:27 “Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento”. E “Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento”. Provérbios 23:12
* Isto também se aplica aos nossos filhos; p/ que eles atinjam o alvo da vida, os pais precisam ser figuras fortes, marcantes. Precisam exercer autoridade. Estabelecer limites e impor regras. Desde o começo. Você pode até pensar que eles vão te odiar por isto, mas não se engane, no fundo eles sabem que as regras e os limites são importantes, pois transmitem-lhes segurança e os ensina a conduzir a própria vida. São como as faixas de trânsito no asfalto, que limitam a movimentação dos veículos, mas FAZ COM que todos trafeguem em segurança.
*Nossos filhos são seres dotados de lógica; não basta baixar normas e impor limites como ditadores; é preciso explicar-lhes o porquê. Uma vez que tenham entendido, será mais fácil para eles obedecer.
*Porém, se, apesar do diálogo, os filhos insistem em serem rebeldes, os pais devem impor castigos. Atenção: Jamais espanque ou agrida seu filho, física ou verbalmente. Prov 15;10 “Quem abandona o caminho do bem será castigado; se não quiser voltar ao caminho certo será punido com a morte”. E Prov 15;32 “Quem despreza a correção dá muito pouco valor à sua própria vida mas quem aceita os conselhos dos sábios se tornará sábio também.”
*Eles jamais ficarão magoados com um castigo justo, merecido e bem aplicado. Prov 22;15 “Toda criança é rebelde e desobediente por natureza; paravencer esse problema é preciso um castigo severo mas amoroso.” - “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”. Provérbios 12:15  e Provérbios 12:21 “O justo nunca passa por sofrimentos que não trazem benefícios mas o mal sempre atinge os perversos em cheio. QUEM AMA O FILHO CUIDA. (Disciplina)

"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.Provérbios 23:13-1.
Por outro lado, carregarão na alma para sempre a dor da injustiça e da humilhação imposta-lhes por seus pais. “ E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4

4. O ARQUEIRO PRECISA SER HABILIDOSO

Não basta ter força, é preciso também ter habilidade. Uma flecha lançada com força, más sem habilidade pode atingir qualquer coisa, inclusive o coração do próprio arqueiro.
Salmos 20;7 “Outras nações se orgulham de seus exércitos e armas, mas o nosso orgulho e nossa confiança é o Senhor, o nosso Deus. Ou uns confiam em carros outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus”.

HABILIDADES DESEJÁVEIS NOS PAIS:

a) Saber a hora de dizer “Sim” e saber a hora de dizer “Não” *É preciso saber dizer “NÃO” – Impor limites – Mas, também é preciso saber ceder. É preciso dar-lhes espaço para crescer. *O fato é que eles precisam aprender, inclusive por meio de seus próprios erros. Saber a hora de dizer “sim” é tão importante quanto ser forte para dizer "NÃO"

TODO BOM GENERAL SABE QUANDO É HORA DE ATACAR E QUANDO É HORA DE RECUAR.

b) TRATAR seu filho com respeito * Respeite-o como ser humano, único, digno. A criança tratada com respeito aprende a respeitar os outros.
*Respeite suas etapas de crescimento com seus conflitos e necessidades. Por exemplo, um adolescente de 15 anos não se motiva do mesmo jeito que uma criança de 5.(O mesmo se dá com o castigo: uma palmada na bunda aos 5 anos pode resolver muitas coisas, mas, aos 15 anos este tipo de castigo é inadequado).  Provérbios 19;18 “Dê a seu filho o castigo necessário enquanto ele é criança e ainda há esperança de corrigir a desobediência. Deixar de castigar é o mesmo que condenar seu filho a uma vida infeliz.” Provérbios 29;17 “Castigue seu filho quando for necessário e você sempre terá uma vida tranqüila e feliz.”

c) Ser coerente *Ninguém gosta quando as “regras do jogo” são mudadas a cada instante, não é mesmo?
*Agora imagine como deve ser para os filhos quando os pais mudam ou esquecem as regras que eles mesmos criaram? - Isso os deixa irritados e confusos! Lembre-se:“Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados” – Colossenses 3.5

d) Preparar os filhos para a vida *Muitos pais não liberam o controle, quando os filhos começam a dar seus primeiros “VÔOS” sozinhos. Hebreus 12;7 “Permitam que Deus eduque vocês, pois Ele está fazendo o que qualquer pai amoroso faz com seus filhos. Pois quem já ouviu falar de um filho que nunca foi corrigido?”
*Tal qual uma flecha depois de lançada, nossos filhos um dia irão embora e terão que se virar sozinhos. Encoraje-os a se tornarem independentes e prepare-os para este dia, treinando-os em pequenas, mas importantes tarefas do dia-a-dia. Como, por exemplo: Cozinhar, lavar suas próprias roupas, trabalhar, etc.

e) Amá-los incondicionalmente *Muitos filhos têm medo até de tentar devido ao medo de fracassar, pois pensam que seus pais não irão amá-los do mesmo jeito se fracassarem. Salmo 103;13 “O Senhor sente um amor bondoso e uma compreensão especial por quem O respeita e obedece. Ele é como um pai, que ama e compreende seus filhos.”
*Demonstre-lhes seu amor, afeto, carinho permanentemente. Carinho não estraga ninguém. Afeto não gera desafeto. Salmo 103;13 - “Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem”.
A certeza deste amor incondicional irá ajudá-los a crescer e a vencer.

5. A FLECHA PRECISA SER RETA

Nossos filhos também precisam de retidão de caráter, ética, moral.
a) A influência dos pais:
*Através do diálogo - O diálogo permanente com os filhos, desde a mais tenra infância, é essencial para eles. Envolva-se com seus filhos. Conheça seus amigos. Os lugares que eles freqüentam. As ideologias das suas “tribos”. O que eles estão lendo, vendo e ouvindo. Converse com eles sobre drogas, álcool, violência, envolvimento em crimes, amizades de risco, etc. Salmo 111;8 “Eles me cercaram por todos os lados mas eu venci a batalha em nome do Senhor.” (Mas, por favor,não converse com seus filhos somente temas pesados).

Converse também, futilidades. Coisas como música, futebol, notícias do dia, o próprio dia. Dê a sua opinião; ouça e valorize a opinião deles. Ajude-os a “interpretar” o mundo. Provérbios 4;11 “Eu lhe mostrei como andar pelo caminho da sabedoria; guiei os seus passos Pelo caminho da verdade”.
*Através dos exemplos do dia a dia - Seus filhos estão de olho em você. VC é o primeiro, maior e principal referencial deles. “O QUE VOCÊ FAZ FALA MAIS ALTO DO QUE AQUILO QUE VOCÊ DIZ” (autor desc.) EXP: Um pai que põe o filho ao telefone e o manda dizer que não está em casa, não conseguirá jamais convencê-lo que mentir é errado.

b) Os ensinamentos bíblicos *Independentemente da religião, ensine para seus filhos a retidão de caráter preconizada na Bíblia. Os ensinamentos bíblicos não mudam.

*Seus filhos jamais ficarão confundidos quanto ao que é certo e errado, ou quanto ao que devem ou não fazer. Provérbios 14;2 “A pessoa que vive praticando a justiça prova que ama e respeita o Senhor; quem vive andando pelos caminhos da maldade mostra que despreza a Deus.”

6. A GRAÇA DE DEUS PRECISA SER UMA REALIDADE FAMILIAR

Ensine seus filhos a dependerem de Deus e da Sua graça. Eis que o Senhor nos diz: E disse-me: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 2 Coríntios 12:9a

Mesmo quando o arqueiro é forte e habilidoso, a flecha é reta e o alvo à frente é bem definido, ainda assim não há garantias de que a flecha irá atingir o alvo, pois no meio do caminho pode surgir um obstáculo ou um vento pode desviar a flecha.

*O mesmo pode acontecer com nossos filhos: obstáculos podem aparecer no meio do caminho (influência negativa de amigos, vícios, prostituição, etc.) ou ventos contrários podem desviá-los do alvo (fatalidades, doenças, pobreza, desemprego, etc.) Que a cada dia possamos ter em nós a convicção como o Apóstolo Paulo teve: “Agora, sinto-me feliz em me gloriar de ser tão fraco; estou feliz em ser uma demonstração viva do poder de Cristo, em vez de alardear meu próprio poder e meus talentos. * Já que eu sei que tudo é para o bem de Cristo, sinto-me bem feliz com o "espinho", e com os insultos, as durezas, as perseguições e as dificuldades; porque quando estou fraco, então sou forte - quanto menos tenho, mais dependo dele”. 2 Coríntios 12:9b e 10
Temos que contar com a graça de Deus, pois DEUS NUNCA FALHA.

*Precisamos da graça de Deus. Somente Ele pode nos ajudar. Sua graça redime, liberta, restaura, aperfeiçoa. Por isso a cada dia precisamos aprender do Senhor, a sua palavra é a luz para os nossos caminhos. Salmos 119;105 “A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar”! Agindo assim aprendemos qual é a perfeita vontade de DEUS para com a nossa vida e com nossa família. “Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos”. Salmos 119:7





Partes extraídas do Texto - Site do Pastor (www.sitedopastor.com.br)

Deus o abençoe até a próxima edição, se assim o Senhor permitir.
Kety Rubel  

Kety Rubel