Cotidiano

13.10.2011

FERIADOS RELIGIOSOS E O ESTADO LAICO

Vi uma discussão, principalmente em Foz do Iguaçu, sobre os feriados religiosos, como o de ontem, de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil.

Com o aumento significativo nos últimos tempos do número de religiões, muitas das quais ignoram a figura de Nossa Senhora Aparecida e a condição do Brasil, como estado laico, se avolumam opiniões sobre feriados religiosos.

O deputado Reni Pereira, mesmo se dizendo católico, se manifestou contra feriados religiosos. Levou uma paulada em cima de outra em Foz, pela mídia que talvez não queira ver ele prefeito e aproveitou para descer o sarrafo.

O Brasil tem tradição católica, apesar de ver diminuir o percentual de fiéis da igreja e o aumento dos adeptos de outras religiões, principalmente das igrejas chamadas cristãs.

Esse assunto ainda vai dar muito pano pra manga. Antigamente, era comum ver a Bíblia ou a Cruz de Cristo, exposta em lugares públicos, como prefeituras e câmaras.

Hoje, já existem questionamentos a respeito disso. Por exemplo, se um budista questionar por que lá não está uma imagem de Buda ou se um muçulmano argüir sobre o Alcorão, o que o dirigente daquele poder diria?

Por outro lado, se as pessoas pensarem neste aspecto laico, nem no Natal teremos feriado. É por isso que se diz que religião não é feita discutir e sim, pra viver.

Elder Boff