Cotidiano
07.02.2010
FARTURA DE PEIXE
Reincido no tema relacionado à pesca no lago. Ouvi de relance uma manifestação do vice-prefeito e que também é secretário de agricultura em Santa Helena, Edimar Santin sobre a vontade que o município tem para compartilhar com a Itaipu a idéia dos tanques-rede.
Um dos impedimentos e que está prestes a ser quebrado é o acordo que existe proibindo a criação em cativeiro de tilápias, considerado um peixe exótico.
Ao que parece, estão revendo esta proibição. Ocorre que a tilápia é mais rentável no comércio de peixes. Tem um fluxo de comercialização mais ágil, principalmente sob a forma de filé.
Na entrevista que fiz na FM Liberdade durante o programa Sábado Total, o diretor de coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, deu informações importantes acerca da possibilidade do lago produzir 15 vezes mais peixe com os tanques-rede.
Isso tudo, utilizando apenas 0,5% da lâmina d’água do reservatório, passando de menos de uma tonelada/ano para mais de 14 toneladas durante um período de 12 meses. É uma informação fantástica que trás um alento aos sofridos pescadores que observam minguar o pescado, ano após ano.
Se o projeto dos tanques-rede contribuir diretamente para a diminuição ou a proibição total da pesca com rede no lago, daí sim, vamos ter pescador sorrindo à toa, tanto os profissionais, como os amadores e aqueles que pescam e soltam, os adeptos da pesca esportiva .