Nutrição

08.07.2015

Farinha branca X farinha integral x farinha de centeio: qual a real diferença?

1. Qual a diferença da farinha branca para a integral e centeio?

A diferença essencial está na quantidade de nutrientes e na presença de fibras da farinha integral e de centeio. A farinha branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte de seus nutrientes. A farinha integral, não passa por esse processo e preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras. O centeio é um cereal pertencente à mesma família do trigo e da cevada.

O centeio é um alimento rico em carboidratos complexos, também conhecidos como bons carboidratos, por que contêm fibras e baixo índice glicêmico, excelente para os DIABÉTICOS, pois ajudam na absorção mais lenta da glicose no sangue.

Eles atuam no corpo aumentando a sensação de saciedade e tornando a digestão mais lenta, o que faz com que a energia oferecida por eles ao corpo seja consumida aos poucos e não corra o risco de se acumular na forma de gordura.

2. Para quem é indicado o uso da farinha integral e centeio?

Como a farinha integral tem em sua composição as fibras, as pessoas que apresentam constipação (promove o bom funcionamento intestinal), desejam a perda de peso (aumenta a saciedade) e apresentam aumento nos níveis de colesterol e diabetes (reduz os níveis de colesterol e de glicose no sangue) devem consumir a farinha integral e centeio.

3. E as propriedades nutricionais mudam de integral para a branca?

Sim, na farinha integral é possível encontrar as vitaminas B1, B6, magnésio, selênio, zinco, enquanto que na farinha branca não há a presença desses nutrientes. Na farinha de centeio encontramos Vitaminas: niacina, vitamina E, tiamina e piridoxina; Minerais: potássio, ferro, fósforo, ácido fólico. No entanto, a farinha branca também tem seus benefícios fornecem mais energia, e são absorvidas mais rapidamente pelo organismo.

4. Como saber se um pão na padaria ou mesmo industrializado é integral?

Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem no rótulo na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procuramos um item realmente integral, o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra).

5. Toda receita feita com farinha branca pode ser com farinha integral e centeio ou existem algumas restrições?

Para que a massa não fique dura e seca, o ideal é sempre usar 1 parte de farinha integral e 2 de farinha branca. Exemplo: a receita pede 300g de farinha (use 100g de integral e 200g de branca).

A farinha branca é indicada para a preparação de massas leves e delicadas, como pão de ló, massas folhadas, bolos confeitados. Já a farinha integral para massas mais consistentes, como pão integral e de centeio, bolos de frutas e cereais, biscoitos sem recheios.

NUTRI VIDA – Espaço Saudável e Natural

Nutricionista - Drª Carla Andréa Metzner

E-mail/MSN: [email protected]

 

Santa Helena – (45) 3268-3131

Rua Paraguai, 883

 

Entre Rios do Oeste – (45) 3257-1313

Rua Tocantins, 1138


Carla Andréa Metzner