Cotidiano
29.01.2013
ESTRADA DO COLONO
Vejo matéria do meu amigo Vandré Dubiela do jornal O Paraná, dando conta de que a Estrada do Colono volta a ser tema de debate político.
O deputado Assis do Couto, o mesmo que é amigo dos pescadores de Santa Helena e quem ajudado a Colônia Nossa Senhora dos Navegantes, tem um projeto de lei que visa transformar o caminho numa estrada parque.
Existem mais parlamentares federais defendendo a ideia e inclusive, o bem votado em Santa Helena, Nelson Padovani, vai ser o expositor na Câmara Federal, da tese que defende a reabertura da antiga estrada.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados é presidida pelo deputado Eduardo Sciarra. Alfredo Kaefer, também faz parte da comissão.
Tomara que o caminho seja encurtado, pois foi abruptamente fechado por influência de ecologistas que nem conheciam direito a região.
Foi um ato unilateral que atingiu fortemente as regiões oeste e sudoeste do Paraná, além do oeste de Santa Catarina.
Antes de ser patrimônio da humanidade, a Estrada do Colono serviu para os sulistas do Rio Grande e de Santa Catarina, desbravarem o Paraná e depois o Mato Grosso.
A estrada acabou sendo reaberta, bem dizer à força e depois, foi fechada de novo. Naquele dia, uma verdadeira operação de guerra foi feita, com enfrentamento e até a detonação da balsa.
Estive lá na ocasião, conforme revela a foto abaixo: