Cotidiano

24.03.2009

ESTOPIM

Tomara Deus que chova logo para minimizar os perigos de incêndio em nossa região. Está tudo muito seco e empoeirado. Faz muitos dias que não cai uma gota sequer do céu. Dizem que em São Roque, distrito aqui de Santa Helena, aconteceu uma precipitação bem isolada.

Isso já aconteceu antes da safra de verão. Na localidade de São Roque, teve gente colhendo bastante soja. Na Região de São Clemente, outro dos nossos distritos, também teve gente que colheu razoavelmente bem.

Quem mais tem sofrido com a seca são os que moram ao redor da sede do município, nas chácaras e a região de Vila Celeste, nosso quinto e último distrito emancipado. Chamam a Esquina Céu Azul de distrito, mas até hoje não prosperou o processo emancipando.

Mas voltando a falar de seca, um incêndio está destruindo parte da vegetação da reserva e plantações de milho na divisa entre São Clemente e Sub Sede, área de pedreira municipal. O incêndio começou não se sabe como, no meio desta madrugada.

Com a secura que está qualquer faísca é estopim para as chamas se propagar. A única explicação para o fogo ter iniciado na madrugada e provavelmente na reserva de Itaipu, é a bituca de cigarro de um trabalhador noturno. Pescadores não costumam trabalhar às quatro da madrugada!

Elder Boff