Religião

13.03.2013

E SE A FUMATA BIANCA TIVER CHEIRO DE CHURRASCO

EXPERIÊNCIAS DO CONCLAVE EM DIRETA

Que emoção poder seguir de tão perto um Conclave! Ontem pude acompanhar todo o rito do início do Conclave: a procissão dos cardeais até a Capela Sistina, o juramento que cada um fez pronunciando esta fórmula em latim: “Eu (nome de batismo) Cardeal (sobrenome) prometo, me obrigo e juro". E colocando a mão direita sobre os Evangelhos, prosseguia; “Para que assim Deus me ajude e estes Evangelhos que toco com a minha mão” e por último poder escutar a famosa frase “extra omnes”, (fora todos os demais) pronunciada pelo mestre de cerimônias do Vaticano antes de fechar a porta principal da capela Sistina dando início ao 2º conclave do século XXI.

Ontem só houve uma votação e, como era de se esperar, “fumata nera” (foi às 19.42 horário de Roma, 15:42 no Brasil). Que dizer da Praça de São Pedro? Estava lotada (já estava escuro e além disso chovia), mas ninguém queria perder este momento histórico.

Hoje quarta-feira 13, pela manhã, houve duas votações e às 11:47 tivemos a 2ª “fumata nera”. Comparando este conclave com outros é normal que a escolha do novo Papa demore. O normal é que demore 2 ou 3 dias, mas desta vez há outro fator que devemos considerar: o fator tempo. Os cardeais tiveram mais tempo de pré-reuniões, este é um fator que pode agilizar muito a escolha do novo sucessor de S. Pedro.

Hoje pela tarde teremos outras duas votações, caso tenhamos um novo Papa já na primeira votação a “fumata” sairá às 17.30 horário de Roma, caso não, só duas horas depois. Vou acabando esta descrição pois quero ir à Praça de São Pedro para não perder nenhum momento do Conclave. Espero ter sorte e ver a “fumata bianca” e, se o cheiro for de churrasco, melhor, é sinal novo Papa é brasileiro. Um abraço e até logo!

Ricardo Pioner, L.C.