Cotidiano
07.03.2013
E OS NOSSOS ROYALTIES CORREM RISCO?
O congresso derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff no caso dos royalties do petróleo.
A presidente havia vetado uma redistribuição dos ressarcimentos de forma igualitária para todos os estados, mantendo vantagem aos estados produtores.
Os congressistas entendem na sua maioria, que a justiça é distribuir igualitariamente e não preservar mais ganhos para os (estados) diretamente impactados.
Se esta ideia se transportar para os royalties de Itaipu, a nossa região impactada e principalmente Santa Helena, corre o risco de ver minguar os quase U$1 milhão recebidos mensalmente.
Aliás é interessante observar que ninguém mais anuncia quando Santa Helena recebe a parcela de royalties da Itaipu, pagos religiosamente pela binacional.
Quem perdeu terra e Santa Helena perdeu quase 264 km², não pode ser comparado com Toledo, por exemplo, que não perdeu um centímetro para o reservatório da hidrelétrica.
Mas é bom as autoridades ficarem de olho aberto e, reunindo os inúmeros deputados federais que se dizem nossos representantes, planejar um antídoto a qualquer tentativa de mexer no assunto, prejudicando os lindeiros.
O prefeito Jucerlei Sotoriva, além de defender por obviedade os interesses locais, foi alçado ao cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e tem um compromisso forte para preservar os interesses da costa oeste.