É fato ou falso?

04.06.2020

É #FALSO que coronavírus não matou nenhum político; assista ao vídeo da coluna Fato ou Falso

Circulam pelas redes sociais, nos últimos dias, várias publicações que dizem: "Estranho este vírus que não matou nenhum político nem aqui nem na China". A afirmação, em referência à pandemia do novo coronavírus, minimiza os perigos da Covid-19 ao sugerir que nenhum político foi vítima da doença no Brasil ou no exterior. É #FAKE.

As primeiras vítimas do coronavírus no Brasil pertenciam a classes sociais mais altas, que contraíram a doença por meio de viagens internacionais.

A primeira morte por Covid-19 no Piauí, que ocorreu no fim de março, foi a do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes (PT), de 57 anos. Em Pernambuco, o vereador e presidente da Câmara de São Lourenço da Mata Cícero Pinheiro (PTB), de 42 anos, faleceu por causa do coronavírus no início de abril. Em Mato Grosso do Sul, o ex-prefeito de Brasilândia, José Francisco Marques Neto, de 87 anos, morreu no dia 21 de abril por causa da doença. Na mesma data, o ex-vice-governador do Pará, Gerson Peres, de 88 anos, também não resistiu à infecção. No fim do mês, o ex-deputado federal e ex-presidente do Paysandu, Asdrubal Bentes, de 80 anos, morreu em Belém por Covid-19.

Já na China, logo no início da transmissão do coronavírus, três políticos morreram em razão da doença. No dia 26 de janeiro, o ex-chefe da Comissão de Assuntos Étnicos e Religiosos de Wuhan Wang Xianliang, de 62 anos, morreu de Covid-19. No dia seguinte, a vítima foi o ex-prefeito de Huangshi Yang Xiaobo, de 57 anos. Quatro dias depois foi a vez de Wen Zengxian, político e ex-diretor geral adjunto do Departamento de Assuntos Civis da província de Hube.

Na verdade, políticos de vários países morreram por causa do novo coronavírus. Assista ao vídeo e saiba mais sobre esta Fake News.


Vera Schmidt Abomorad