Cotidiano
27.02.2009
E A GEMA?
Um dia fui abordado por jovem de Santa Helena que me fez um pedido um tanto quanto inusitado. Ele queria ovos, muitos ovos e não estava vencendo comprá-los de acordo com a sua necessidade.
Ocorre que ele era fisiculturista, atividade que segundo consta já teria abandonado, pois dificilmente ajuda prover o sustento da pessoa, pois pouca gente ou praticamente ninguém, valoriza este esporte que serve mais é para hobby.
Ele precisava de um patrocínio e fui à busca de um supermercado e em parte acabamos conseguindo um patrocínio num período que antecedia uma disputa que aconteceria naquela época em outro estado.
A clara, ao contrário da gema, dá massa e não gordura, pois é justamente na parte amarela do ovo que estão concentrados os excessos. Existe até uma tal de dieta da clara do ovo, que ficou famosa depois que a dançarina do “É o Tchan”, Sheila Carvalho, disse ter emagrecido 15 quilos com a receita, em apenas um mês.
Segundo a dieta da clara do ovo, a pessoa deve comer só clara de ovo e batata cozida, mas isso não tem comprovação científica e se não houver acompanhamento de uma nutricionista ou outro profissional da área de alimentação, pode ser perigoso.
Outra coisa, emagrecer tantos quilos de uma pancada só, vai levar ao efeito sanfona. Logo o peso é recuperado. O recomendável, segundo especialistas é emagrecer dois quilos por semana, no máximo. Ninguém engorda um monte do dia para a noite e o processo inverso deve obedecer também um cronograma.
Meu amigo comia muita clara e a gema toda sobrava. Até hoje não sei se ele dava , vendia ou fazia alguma permuta com uma padaria, que utilizava toda aquela gema para engordurar os alimentos que a gente comprava lá!