Religião
07.03.2012
DIFÍCIL TAREFA – APRENDENDO LANÇAR TODA ANSIEDADE SOBRE O SENHOR
Mateus 11:28-30 – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Racional e teoricamente sabemos muito bem; sabemos de cor promessas de DEUS para todo aquele que Nele te buscado e esperado; podemos testemunhar de experiências que tivemos com o Senhor – mas, mesmo assim, ainda não aprendemos a entregar as nossas preocupações totalmente a ELE. Quando surgem novos problemas, voltamos a nos preocupar e ficamos ansiosos, exatamente como fez Israel no deserto. Assim vemos que a ordem "não andeis ansiosos" é de fato uma das tarefas mais difíceis do cristão.
(1 Pedro 5.7 - "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós") Reconheci que, em minha vida. OU SOU EU que carrego os fardos OU É O SENHOR JESUS. Não podemos carregá-los juntos, decidi lançá-los sobre Ele.
Não se preocupar, naturalmente, não quer dizer que os problemas são retirados de nós instantaneamente, mas sim que é levado o peso que esses fardos representam em nossas vidas. Os problemas nem sempre são solucionados imediatamente, mas somos libertos da pressão deles. Então podemos experimentar o que diz o Salmo 68.19b: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação". A Bíblia Viva diz: "Louvado seja o Senhor! Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação."
Quão grande é o Senhor? A Bíblia está cheia de exemplos da providência de Deus para com o Seu povo e para com os Seus filhos:
· Israel esteve por 40 anos no deserto. Nunca faltou pão e água aos israelitas, e suas sandálias não se gastaram nos seus pés (Deuteronômio 29.5 - E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé) Quando Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, ainda tinham nos pés as mesmas sandálias que usavam quando saíram do Egito!
· Nenhum pardal cairá no chão sem o consentimento do Pai. ALGUÉM DISSE: "Deus participa do funeral de cada pardal". Quanto mais preciosos somos nós do que um pardal (Lucas 12.6 - Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? “E nenhum deles está esquecido diante de Deus” e Mateus 10.29)?!
· Ele veste os lírios no campo com glória e esplendor maiores que a glória de Salomão (Mateus 6.28-30 - E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; - E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. - Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?) Ele que se preocupa com cada boi, quanto maior cuidado tem de nós (1 Co 9.9-10 - Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? - Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.)
· Jesus Cristo, o Bom Pastor, toma sobre Seus ombros cada ovelha perdida que encontra (Lucas 15.4-7 - Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? - E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; - E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. - Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. ) como o sumo sacerdote trazia sobre seus ombros e sobre seu peito os nomes das doze tribos de Israel (Êxodo 28.6-29). E Jesus é o grande Sumo Sacerdote.
· Nossos nomes estão gravados nas Suas mãos. Na cruz Ele nos sustenta plenamente (Isaías 49.16 - Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.)
· Ele conta os cabelos da nossa cabeça, e nossas lágrimas são recolhidas por Deus e inscritas no Seu livro (Mateus 10.30). Qual pai ou mãe já fez isso, alguma vez, com seus filhos?
· Nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Isaías 54.17 - Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR.); nós somos como a menina do Seu olho (Zacarias 2.8c - porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho). E em Hebreus 13.5 "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei".
Por que não devemos nos preocupar?
1. Porque as preocupações são desnecessárias. - Não estamos expostos ao destino cruel, nem entregues ao acaso. Pelo contrário, está escrito que Ele – por amor do Seu nome – nos guia pelas veredas da justiça (Salmo 23.3 - Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.)
2. Porque as preocupações não adiantam. – Porque elas não são capazes de solucionar algum problema. Certa vez, alguém disse: "As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente." Com preocupações não podemos prolongar nossa vida e sim muitas das vezes destruí-la. (Mateus 6.27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?).
3. Preocupações são nocivas? - Se lermos algo sobre doenças do século podemos ver que as enfermidades psicossomáticas têm aumentado muito. Muitas úlceras, problemas cardíacos e outras doenças têm sua origem nas preocupações. Elas provocam tensões, mau humor e nervosismo.
4. Preocupações nos tiram a liberdade? - Numa mensagem CORRIE TEN BOOM (Cristã reformada) disse: "Provavelmente as preocupações são nossos carcereiros mais constantes."
5. Preocupações são pecado? - Preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus. Elas insinuam que Ele não age, que não se importa conosco e que não se interessa por nós. A Bíblia diz: "tudo o que não provém de fé é pecado" (Romanos 14.23b).
A CRUZ – expressão máxima da preocupação de DEUS conosco - A cruz do Calvário (JESUS) é o lugar onde podemos descarregar todas as nossa ansiedades e preocupações, todos os pecados, todas as aflições. A cruz é a maior prova do cuidado de Deus por nós, ali temos ajuda. Justamente na cruz, o Senhor nos mostra o quanto está preocupado conosco. Está escrito em João 19.25-27: "E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa." Que maravilhoso exemplo do amor e do cuidado de Deus!
Devemos levar todas as nossas preocupações até a cruz; nesse sentido, o apostolo Paulo também nos diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Filipenses 4.6). Assim como não devemos nos preocupar por "coisa alguma", devemos fazer conhecidas "em tudo" as nossas petições a Deus, com ações de graça. "Em tudo" significa que não existem coisas, por mais pequeninas ou maiores que sejam, pelas quais não devêssemos orar. Não deveríamos administrar algumas coisas por nossas próprias forças, deixando outras por conta de Deus. NOSSO PAI CELESTE tem poder para resolver TODOS os nossos problemas. Devemos orar e suplicar "com ações de graça". Devemos agradecer ao Senhor por benefícios já recebidos e agradecer no presente pela certeza dos benefícios futuros. "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito" (1 João 5.14-15). (Extraído dos estudos de Norbert Lieth).
DEUS TE ABENÇÕE, ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO. ... [email protected]