Cotidiano

20.01.2010

DICAS

No próximo sábado a partir de 10h30 pela Liberdade FM, vou conversar com o engenheiro Luciano Schadler sobre um assunto que vai interessar bastante gente.

Vamos abordar alguns aspectos que envolvem soluções estruturais para diminuir o calor no interior das residências.

A maioria das construções, principalmente as mais antigas, não tem um respiro entre o telhado e o forro ou mesmo a laje.

Isso leva aquele espaço a se tornar um depósito de calor, que vai aumentando na medida em que a tarde vai passando, chegando a níveis muito altos.

À noite, por não haver o dito respiro, o calor demora a se dissipar e como conseqüência, mais gasto com energia para condicionar o ar à temperatura desejável.

Para aquelas construções mais antigas, basta abrir no oitão de um lado e do outro, um orifício para que a corrente de ar circule. Não se esqueça de fechar com tela, para evitar a entrada de pássaros e roedores, que já se metem nos sótãos sem serem convidados.

Tijolos vazados também valem, desde que observada a questão da tela, para impedir os visitantes indesejáveis.

Outro assunto interessante que deveremos abordar é a absorção de água de chuva para uso em banheiros, limpeza e rega de plantas. Ecologicamente correto e ainda, de quebra, gera economia de gastos, afinal de contas, para cada R$ 30 de água, a gente paga R$ 24 de esgoto.

Quem não consegue ficar na tarifa social, com a captação pode atingir a meta e economizar mais ainda. Vale a pena dar uma conferida na entrevista sobre estes e outros assuntos, no dial 104,9 ou pela internet através do www.fmcomunitaria.com.br, clique no canto superior direito nos dizeres “ao vivo”.

Elder Boff