Cotidiano

28.04.2009

DESNUDO

Indubitavelmente a população de Santa Helena passou a contar com um grande aliado para manter e até aumentar o seu nível de politização. A sessão da câmara de ontem, cuja transmissão está sendo feita ao vivo por uma emissora e gravada, sendo reproduzida logo depois pela outra rádio da cidade, expõe de forma nua e crua as versões de quaisquer fatos.

Não vou me ater ao que disse ou o que não disse o ex-prefeito Giovani Maffini em sua manifestação inédita no pós poder, mas fica até engraçado a situação a que se submetem alguns setores da mídia, na tentativa de desdizer o que acaba sendo veiculado pelos próprios meios.

O grau de politização da população local é muito grande e bem acima da média da maioria de outros municípios. Aqui se vive a política de forma intensa e a outrora hegemonia da informação está cada vez mais sucumbindo perante o inapelável avanço de outros meios e formas de divulgação.

Agora sim o povo pode tirar as suas conclusões a partir dos debates que estão estabelecidos pelo poder legislativo local. A partir do momento em que a câmara se propôs a transmitir suas sessões ordinárias, todos os lados da moeda são postos e a criatividade de interpretação vai muito mais além do que o desejo dos próprios meios.

No sábado, durante nosso programa pela Rádio Liberdade, o presidente da câmara, vereador Jucerlei Sotoriva, em outras palavras, disse que sofreu pressão para acabar com as transmissões ao vivo. Não cedeu.

Bom para a democracia, ponto para Juce, que ajuda a conter o ímpeto ditatorial da formação de opinião. Ponto para as emissoras de rádio que se abrem para desnudar os acertos e as mazelas da política local. Até quando? Se depender de Sotoriva é até que ele for o presidente da casa!

Elder Boff