Cotidiano

25.11.2013

DESAFIOS*

* Publicada em 26/11/2009 - Elder Boff (com sugestões mais antigas ainda)

Durante os seis anos nos quais atuei como vereador propus várias ideias interessantes para o prefeito e que até hoje não prosperaram. 

Até fui criticado por algumas indicações, mas as vejo sendo repetidas nos dias de hoje, passada quase uma década.

Não me lembro se foi em 2001 ou 2002, sugeri que os ginásios de esportes de São Clemente e Moreninha, fossem transformados em indústria e fossem adaptados ou construídos junto às respectivas escolas destas comunidades.

A quadra coberta poderia virar um miniginásio que serviria para a comunidade, além do corpo estudantil. Nesta semana o vereador Nelson Minhoca pediu, através de indicação, para que o ginásio de esportes (destruído pelo vento) de São Clemente, fosse feito próximo ao colégio, para evitar o deslocamento de alunos pela rodovia.

Outro pedido que fiz, foi a extensão da Avenida Brasil até o monumento ao Cristo. Seria aberta uma possibilidade de ampliação do nosso perímetro urbano e de quebra, beneficiaria a comunidade do Bairro Cristo Rei, ilhada por chácaras.

Solicitei também à época, a mudança do estacionamento na Avenida Brasil, de paralelo para oblíquo. Seriam ampliadas as vagas para os carros, principalmente no centro, beneficiando comerciantes e os próprios usuários.

Nossa avenida é larga e comportaria tranquilamente este modelo, nem que fosse em apenas um lado de cada via, estratégia utilizada em várias cidades.

Outro desafio interessante, obras de estruturação que poderiam ser desencadeadas em Santa Helena: um anel viário, ampliando e talvez transformando em avenida as ruas Pará, Vereador José Biesdorf e prolongamento da Rua Argentina até o porto.

Sendo um pouquinho mais ousado, num convênio com outras instâncias governamentais, a duplicação das rodovias que ligam a cidade até Esquina Céu Azul e Sub-Sede.

Desta maneira, daria uma recauchutada no aspecto logístico de Santa Helena, abrindo novas frentes imobiliárias para exploração do comércio, indústria e prestadores de serviço.

PS: Tomara que as ideias da PGC não sirvam de tema de coisas não realizadas daqui a uma década.

Elder Boff