Cotidiano

22.06.2012

DEFINIÇÕES POLÍTICAS, NÚMERO DE ELEITORES

Rita Maria Schimidt dificilmente disputará a reeleição e o anúncio desta decisão aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 21 de junho.

 

Pelos lados da situação, dois nomes surgem como prováveis candidatos na chapa majoritária.

Os nomes do vice-prefeito e que desempenhou as funções de Secretário de Agricultura, Edimar Santin, PSDB e Lenecir Benacchio, PPS, empresário bem sucedido e que já desempenhou funções importantes na comunidade, tendo sido três vezes presidente da Associação Comercial e da Caciopar, colegiado que reúne as associações de todo o oeste do Paraná.

 

Na oposição, Jucerlei Sotoriva do PP e Margon Strassburger do PMDB devem confirmar a dobradinha nas convenções de domingo.

 

Dificilmente outra chapa seja inscrita.

 

Para as eleições proporcionais, devem ser confirmadas apenas duas grandes alianças, perfazendo um pequeno número de candidatos à câmara.

 

Dezoito pretendentes de um lado e outros dezoito de outro. Para se eleger vereador, 800 votos será o mínimo necessário.

 

Outra notícia inédita. Fontes asseguram que Santa Helena deverá confirmar 19.500 eleitores pelas projeções ainda extra-oficiais.

 

Isso significa que nossa população já passou de longe, a marca do censo de 2010, que dizia que éramos em 23.425. Impossível existirem somente 4.000 pessoas com menos de 16 anos.

 

Só por alto, há duas mil crianças nas escolas municipais, mais outro tanto nas estaduais até a oitava série, 700 nas creches e sabem lá quantas fora dos centros de educação infantil.

Elder Boff