Nutrição
10.08.2012
DAMASCO
O Damasco é uma fruta cientificamente denominada Prunus armeniaca L., da Família Rosaceae. Sua terra natal é o território chinês e as terras siberianas, podendo também ser procedente da Rússia. É do mesmo ramo familiar da maçã, do pêssego e da pêra. Seu arbusto chega a medir 9 metros de altura, e as folhas que o revestem são amplas e de formato redondo.
Os damascos são umas das maravilhas pouco conhecidas do reino das frutas. Apesar de serem essencialmente uma fruta de verão, eles são facilmente encontrados, enlatados ou secos, durante o ano inteiro. Os damascos secos apresentam uma grande quantidade de ferro e fibras.
Os damascos são uma das melhores fontes de vitamina A, devido à presença de betacaroteno. A vitamina A protege e mantém saudáveis os olhos e a pele, fortifica o sistema imunológico, e é um poderoso antioxidante.
Três damascos proporcionam 30% da quantidade recomendada por dia de vitamina A. Eles também são uma excelente fonte de vitamina E, B2 (riboflavina), potássio, magnésio, fibras, vitamina C e licopeno. O licopeno, encontrado também nos tomates, é um antioxidante poderoso que ajuda a prevenir o câncer, doenças do coração e enfartes. Os damascos secos são ainda mais nutritivos, pois contêm todas estas vitaminas em doses concentradas.
Na gastronomia o damasco é muito utilizado na confecção de licores, geléias, pavês, sorvetes e sucos.
Fonte: Nutrição em Pauta
NUTRI VIDA – Espaço Saudável e Natural
Nutricionista - Drª Carla Andréa Metzner
e-mail/MSN: [email protected] |
Santa Helena – (45) 3268-3131 - Rua Paraguai, 883
Entre Rios do Oeste – (45) 3257-1313 - Rua Tocantins, 1138