Nutrição
19.02.2012
CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO NO CARNAVAL
Como deve ser a alimentação no carnaval?
Não apenas nesse dia, mas em todos os outros, a alimentação deve ser leve, equilibrada e nutritiva, ou seja, deve cumprir seu papel sem sobrecarga digestiva ou causar qualquer desconforto. Jamais deixe de comer. Algumas pessoas optam por cortar calorias, mas é uma prática desaconselhável, prejudicial, e de efeitos mínimos.
Deve haver um aporte extra de carboidratos?
Os carboidratos devem estar presentes já nos dias anteriores, para armazenar energia na forma de glicogênio. No entanto, evite gorduras e açúcares simples. Pense em pães, massas, biscoitos integrais, frutas e vegetais, como cenoura e beterraba. E, acima de tudo, os carboidratos não podem ser "cortados" pelo mesmo motivo de poupar calorias. Caso o objetivo seja não sair (muito) da dieta, são as gorduras e o álcool que devem ser consumidos com moderação.
No carnaval, para não diminuir o pique e se manter bem, uma boa hidratação é fundamental! Não espere a sede aparecer. Durante todo o dia tome pequenos goles de água. O ideal é, no mínimo, 8 copos de água por dia. Água é Vida.
Não há quem resista a uma bebida alcoólica, ainda mais com este calor, mas muito cuidado, beba com moderação. Além de poder acabar com a folia, a bebida alcoólica tem muitas calorias.
Se o que você quer mesmo é curtir o feriadão longe da folia, nada de ficar parado! Uma caminhada todos os dias é muito saudável, para gastar calorias e se sentir bem.
Algumas dicas para o fim da festa.
Um chá de boldo sempre ajuda o fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca. Pode-se deixá-lo gelando e bater com folhas de hortelã, ou suco de limão. Aliás, o limão é bem-vindo em todas as bebidas do período: rico em vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a combater os males causados pela folia.
Ainda: laranja, acerola, kiwi, manga e tomate. Coma também uma castanha do Pará por dia. Rica em selênio, outro ótimo antioxidante, protege o organismo dos excessos. Mas apenas uma já é suficiente, pela alta concentração do mineral.
NUTRI VIDA – Espaço Saudável e Natural
Nutricionista - Drª Carla Andréa Metzner
e-mail/MSN: [email protected]
Santa Helena – (45) 3268-3131 - Rua Paraguai, 883
Entre Rios do Oeste – (45) 3257-1313 - Rua Tocantins, 1138
Acesse: www.correiodolago.com.br/clientes/nutrivida