Cotidiano

02.08.2010

CONJECTURAS

Apesar de despontar como candidato preferido ao senado pela maioria, segundo as últimas pesquisas, Roberto Requião corre um sério risco de ficar de fora do senado e, portanto, sem mandato.

São duas situações que podem levar a isso. Uma dá conta de um trabalho que está sendo feito pelo seu substituto, o governador Orlando Pessuti, no sentido de fazer uma varredura no governo do ex titular do governo.

Os comentários são fortes na mídia alternativa da capital, de que Pessuti, que foi humilhado muitas vezes pelo chefe, iria à forra.

Algum sinal disso ocorreu com a demissão de pessoas bem próximas de Requião, tão logo o novo governador assumiu.

Com a rasteira dada em Orlando Pessuti, quando lhe foi tirada a possibilidade de concorrer ao governo, as relações entre os dois antigos parceiros de PMDB, ficaram ainda mais estremecidas.

Outro ponto que pode prejudicar a campanha de Requião ao senado é o fato de que Gleisi Hoffmann pode se tornar a primeira opção de voto da coligação de Osmar Dias e Gustavo Fruet a primeira opção do lado de Beto Richa.

Raríssimos partidários de Beto escolheriam como segunda opção, Requião. Mas antes votarão em Ricardo Barros e como outra opção, até Gleisi. E a segunda opção para senado na coligação de Osmar, pode ser até Fruet. Daí o bicho pega.

Elder Boff