Cotidiano
22.09.2009
CONFUSÃO DE GRAÇA
Duas notícias me chamam a atenção nesta terça-feira. A primeira é a participação do presidente Lula nas questões internas de Honduras e a segunda, o resultado de uma pesquisa do Ibope para presidente, divulgada hoje.
Será que caberia mesmo ao Brasil, através de seu representante máximo, entrar nesta "guerra" institucional de Honduras? O presidente deu asilo político ao presidente deposto Manuel Zelaya na embaixada brasileira em Tegucigalpa, capital daquele país.
A embaixada está na iminência de ser invadida a tiros. Dizem que duas pessoas já morreram em confronto junto ao local. Pelas declarações de Lula, acredito que o presidente já se arrependeu de ter entrado nesta história.
Lula pediu a Zelaya que não dê razões para motivar uma invasão do território diplomático brasileiro e declarou não esperar uma ação neste sentido do governo instalado.
-ooo-
Sobre as pesquisas, Serra continua liderando, seguido por Dilma, mas os dois veem se aproximar, ainda que de uma distância razoável, Ciro e Holoisa Helena.
O impacto Marina Silva ficou só no contexto midiático de sua saída do PT e entrada no PV, mas não entusiasmou eleitores auscultados pelo Ibope.
Inclusive é a mais rejeitada, enquanto que neste quesito, Serra também lidera.
As pesquisas retratam sempre o momento e podem sinalizar alguma tendência. Mas todos estão no páreo, inclusive a própria Marina Silva, que pode surpreender lá na frente.
É só observar de onde saiu Collor à sua época. Contava com minguados 2 ou 3% e depois virou presidente da república.
Com relação à disputa interna no PSDB, parece que aos poucos vai sendo enterrada a possibilidade de Aécio Neves ser o nome de 2010. Serra apresenta números bem mais entusiasmantes.