Cotidiano
23.02.2011
CONFORMISMO (SEGURANÇA)
Pode ter boas intenções o prefeito de Marechal Cândido Rondon ao anunciar a possível criação da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, mas demonstra um conformismo com a ineficiência do Estado.
Como prefeito e principalmente como presidente da associação dos lindeiros, Moacir Froelich deveria fazer valer a força política do município e da sua representatividade através dos lindeiros, para exigir do governo, a segurança que é devida para os municípios.
Queixam-se os mandatários, que cada vez mais os municípios arcam com despesas de todos os gêneros, que deveriam ter aporte maior da União e dos estados.
Ao mesmo tempo, instrumentalizam esta injustiça, incorporando as funções que não lhe são cabidas.
Um caso nítido é o do transporte escolar do ensino médio, que deveria ser todo bancado pelo Paraná em cada um dos municípios, mas que, na maioria deles, os recursos saem do bolso dos cofres municipais, em que pese a distribuição de ônibus que tem sido feita para ratificar a condição imposta às próprias administrações locais.
A criação de uma pasta desta natureza, num município considerado de médio a pequeno, demonstra o desconsolo com a falta de segurança do cidadão que vive nos municípios, muitas vezes abandonados à própria sorte pelos verdadeiros responsáveis pela proteção oficial.