25.08.2009

CONFIRA O REGULAMENTO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE SINUCA 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES. DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE SINUCA 2009.


SANTA HELENA, JULHO DE 2009.

 
I – DO REGULAMENTO

ART.1º
- Este regulamento se destina a regulamentar o CAMPEONATO MUNICIPAL DE SINUCA DE SANTA HELENA – EDIÇÃO 2009.

ART.2º - Farão parte deste REGULAMENTO: Editais Boletins Oficiais, Boletins Informativos, Resoluções, Decisões e Instruções expedidas pelo DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER (DEL), que tenham vínculo com este campeonato.

ART.3º - A adesão ao presente regulamento se efetivará no ato da inscrição da equipe e não comportará qualquer ressalva ao mesmo por parte das equipes.

II – DO CAMPEONATO

ART.4º - A organização, coordenação e direção deste Campeonato estarão a cargo da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Santa Helena, através do Departamento de Esportes e Lazer.

ART.5º - Este Campeonato tem por objetivo difundir a SINUCA assim como, proporcionar a possibilidade da prática e assistência de atividades esportivas à população do Município.

ART.6º - O Campeonato será realizado nas Categorias: Masculino Livre.

PARÁGRAFO ÚNICO - A competição só se realizará nas categorias que atingirem no mínimo 04 (QUATRO) equipes inscritas.

III – DAS INSCRIÇÕES

ART.7º - As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição do Campeonato, que deverá ser entregue até ás 17 horas do DIA 07 AGOSTO de 2009 (sexta-feira), no DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER.

PARÁGRAFO ÚNICO – Serão aceitas apenas as inscrições que preencherem os requisitos solicitados na Ficha de Inscrição.

ART.8º - As equipes deverão inscrever no mínimo 05 (CINCO) atletas até a entrega da ficha de inscrição no DEL e no máximo (SETE) atletas, mais uma pessoa que será a Responsável pela equipe.

PARÁGRAFO PRIMEIRO No caso de alguma equipe não ter inscrito o número máximo de jogadores permitido, esta poderá completar o número de inscrições a que tem direito até o início do 1º jogo da equipe.

PARÁGRAFO SEGUNDO – No caso de um atleta assinar por duas ou mais equipes, o mesmo e/ou as equipes deverão decidir por quem o atleta jogará até o dia do CONGRESSO TÉCNICO, do contrário o atleta será eliminado do Campeonato.

IV – DAS EQUIPES

ART.09º - Poderão participar deste Campeonato, equipes que representem empresas, associações ou grupos de indivíduos organizados para este fim (sob uma denominação que seja condizente com o ambiente esportivo), que possuírem vínculo com o município de Santa Helena e que estiverem regularmente inscritas no DEL.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Considera-se regular e efetivamente inscrita, a equipe que tiver seu pedido de registro aceito pela DEL.

PARÁGRAFO SEGUNDO – As equipes deverão possuir obrigatoriamente um responsável, o qual será o elo de ligação entre o DEL e a equipe.

V – DOS ATLETAS

ART.10º - Somente poderão participar deste Campeonato atletas que possuírem algum vínculo com o município de Santa Helena.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Considera-se para este Regulamento possuidor de vínculo com o Município o atleta que atender um ou mais dos seguintes requisitos: resida (incluídos os menores de idade cujos pais residam); estude; tenha emprego fixo; possua bens imóveis; ou título de eleitor em Santa Helena.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Considera-se efetivamente inscrito, o atleta que tiver seu pedido de registro aceito pelo DEL, o que não impossibilita que o mesmo seja considerado irregular em razão de fatos que venham a ser conhecidos no decorrer do Campeonato.

ART.11º - É vedada a inscrição de atletas menores de idade.

ART.12º - O DEL se exime de qualquer responsabilidade no tocante a acidentes ou problemas de saúde que vierem a acontecer com atletas durante os jogos do Campeonato, sendo tal responsabilidade única e exclusiva da equipe na qual o atleta estiver inscrito.

VI - DO CONGRESSO TÉCNICO

ART.13º - O Congresso Técnico do Campeonato será realizado às 19h00min do dia 10 de AGOSTO de 2009 (SEGUNDA-FEIRA) na ASSEMUSA.

ART.14º - O CONGRESSO TÉCNICO tem por objetivo dirimir dúvidas referentes a este REGULAMENTO, realizar o sorteio dos grupos e expor a forma de disputa do Campeonato, além de decidir a data de início do mesmo.

PARÁGRAFO ÚNICO: Será obrigatória a presença de um representante de cada equipe no CONGRESSO TÉCNICO.

VII – DA FORMA DE DISPUTA

ART.15º - A forma de disputa será definida pelo DEL, conforme o número de equipes inscritas em cada categoria e apresentada durante o CONGRESSO TÉCNICO.

ART.16º - Para efeito de classificação, os critérios para desempate entre equipes serão pela ordem:

1)                 Confronto direto somente quando envolver duas equipes empatadas:

2)                 Saldo das partidas (ficha) ganhas entre as equipes empatadas;

3)                 Saldo das partidas (ficha) ganhas em todos os jogos da fase;

4)                 Sorteio.

Obs.: Quando o empate for entre 03 ou mais equipes, e continuarem 02 equipes ainda empatadas e houver necessidade de classificar uma equipe, deverá reiniciar o critério de desempate no item 01.

ART.17º - Em todas as fases do Campeonato, a contagem de pontos ganhos será a seguinte:

a)                 Por vitória                 02 pontos;

b)
                
Por derrota              00 ponto;

VIII – DOS JOGOS

ART.18º - Os jogos do Campeonato serão regidos pelas regras da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SINUCA, obedecendo às normas contidas neste REGULAMENTO (sendo que as principais regras estão contidas em folha anexa a este Regulamento).

ART.19º - Os jogos do Campeonato serão realizados em mesas cedidos pelas equipes participantes ou terceiros, que após inspeção do DEL, forem considerados em condições para uso.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – As equipes participantes deverão indicar as mesas de sua preferência, para a realização de seus jogos.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Como não haverá equipes mandantes, todas serão consideradas responsáveis pelo local onde jogarão, incluindo-se aí a preparação das mesas para receber os jogos, como a limpeza, marcação dos espaços livres e isolamentos.

ART.20º - A tabela de jogos do Campeonato será editada pelo DEL após a realização do CONGRESSO TÉCNICO, sendo de responsabilidade das equipes efetuarem a retirada das mesmas junto a DEL.

ART.21º - O DEL visando o bom andamento do Campeonato poderá transferir ou mudar o local e horário dos jogos, sempre que julgar isto necessário.

ART.22º - Caberá ao árbitro a decisão sobre o adiamento, interrupção, cancelamento ou encerramento de um jogo em virtude da falta de condições de uso, falta de segurança ou condições desfavoráveis à prática de jogo.

ART.23º - Será obrigatório à identificação dos atletas antes no início dos jogos de sua equipe ao anotador de serviço na mesa, mediante a apresentação de seu RG ou outro documento que goze de fé púbica, provido de foto, como: CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, CARTEIRA DE TRABALHO, PASSAPORTE, CARTEIRA DE ESTUDANTE (UBS/UNE) ou CARTEIRINHA expedida pelo DEL.

PARÁGRAFO ÚNICO – A não apresentação do documento, implicará na impossibilidade do atleta participar do jogo.

ART.24º - Cada equipe se utilizará de cinco (05) atletas em cada jogo, sendo que cada atleta jogará três (03) partidas (fichas) contra seu adversário, totalizando 15 partidas (fichas). Considera-se o vencedor a Equipe que ganhar o maior número de partidas (fichas) durante o jogo.

PARÁGRAFO PRIMEIRO Cada Equipe terá direito a fazer até duas substituições durante o jogo, desde que não seja durante a partida (ficha) que está sendo realizada e só poderá ser substituído por um atleta reserva. O atleta substituído não mais poderá retornar ao jogo.

PARÁGRAFO SEGUNDO – O primeiro atleta relacionado na súmula de jogo iniciará a primeira partida (ficha) seguido pelo segundo atleta relacionado na súmula de jogo e assim sucessivamente, até que todos os cinco atletas tenham jogado sua primeira partida. Seguindo dessa forma até chegar a terceira partida (ficha) de cada atleta.

IX – DOS EQUIPAMENTOS

ART.25º - O uniforme utilizado pelas equipes durante os jogos deste Campeonato é livre a dele quem quiser fazer uso.

X – DA ARBITRAGEM

ART.26º - A escolha dos árbitros estará a cargo da equipe visitante não havendo possibilidade de veto por parte das equipes.

XI – DA PREMIAÇÃO

ART.27º - Será a seguinte a premiação para as quatro equipes melhor classificadas no Campeonato:

1º - Lugar – Troféu e Medalha.

2º - Lugar – Troféu e Medalha.

3º - Lugar – Troféu e Medalha.

XII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

ART.28° - A equipe mandante será responsável pela retirada antecipada da súmula de jogo.

ART.29° - A equipe mandante será responsável pela entrega no DEL da súmula de jogo no primeiro dia útil após o jogo ser realizado.

PARÁGRAFO ÚNICOO Art. 28° e Art. 29°, não comportam nenhuma forma de recurso.

ART.30° - O ÁRBITRO e a COMISSÃO DE ORDEM deverão exigir silêncio dos atletas e da torcida no ato de concentração do jogador que vai executar a jogada, sendo que após a jogada será livre o aplauso a jogada.

PARÁGRAFO ÚNICOA equipe mandante será responsável pela retirada do local de jogos, pessoas que tumultuem o bom andamento da partida. Caso não faça, será relatada em súmula e julgada pela COMISSÃO DISCIPLINAR DO CAMPEONATO.

ART.31° - não será permitida a transferência de data e local de jogos de acordo com a tabela de jogos sem previa autorização da COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CAMPEONATO.

PARÁGRAFO ÚNICOA infração deste ARTIGO implicara na anulação da partida, sem realização de novo jogo e perda de pontos por ambas as equipes.

ART.32° - A equipe que utilizar-se de ATLETA (S) IRREGULAR (ES) perderá o ponto da partida disputada e o ATLETA IRREGULAR é eliminado do CAMPEONATO.

ART.33° - Cada equipe deverá comparecer nos jogos marcados na tabela com o MINIMO DE 05 (CINCO) ATLETAS. Caso contrario será considera perdedora W X O (3 X 0), Com pontuação máxima (15 x 00) nas CINCO partidas, além de 06 meses de suspensão automática de qualquer evento promovido pelo DEL.

PARÁGRAFO ÚNICOAs equipes não poderão utilizar-se jogadores não inscritos na ficha de inscrição para completar a equipe.  No caso será aplicado o W X O com pontuação máxima.

ART.34° - As equipes participantes deste CAMPEONATO deverão honrar seus compromissos da tabela de jogos do CAMPEONATO, expedida pela organização mesmo quando quaisquer destas equipes não tenham mais chance de classificação. O não comparecimento do CAMPEONATO implicará da perda automática dos pontos da partida, conforme artigo 33° e os ATLETAS da equipe infratora serão punidos com 06 (seis) meses de suspensão automática de qualquer evento promovido pelo DEL.

ART.35° - Os jogos serão sempre marcados as 19h00min horas nos dias de semana à noite, comportando uma tolerância máxima de 15 (QUINZE) MINUTOS. Esgotando o prazo regulamentar será aplicado o W X O.

ART.36° - Quando da solicitação da transferência de jogos estes deverão ser antecipados.

ART.37° - Quando ocorrer qualquer irregularidade constante neste regulamento e as equipes acerto por conta própria o DEL (COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CAMPEONATO) não aceitara qualquer forma de recurso, aplicando-se necessário se for à pena para as duas equipes, perdendo os pontos ambas as equipes.

ART.38° - Farão parte deste REGULAMENTO todas as decisões tomadas em reunião do CAMPEONATO, pela COMISSÃO DISCIPLINAR e pela COORDENAÇÃO TÉCNICA do CAMPEONATO sempre divulgadas em forma de BOLETIM OFICIAL.

ART.39° - O DEL poderá de interesse maior da SINUCA, transferir, mudar de locais, desdobrar ou aumentar rodadas ou jogos já marcados, sempre que julgar isso extremamente necessário e indispensável.

ART.40° - Toda e qualquer sugestão, pedido ou reclamação deverá ser feito por ESCRITO (DIGITADO) e encaminhado oficialmente a ENTIDADE.

ART.41° - A equipe que se sentir prejudicada em relação a quaisquer fatos relativos ao Campeonato, poderá entrar com QUEIXA, junto a Comissão de Ética no prazo máximo de 08 (oito) horas úteis (segundo horário de atendimento ao público do DEL) após o termino da partida, através de documento escrito e assinado.

ART.42° - Os casos omissos a este REGULAMENTO serão resolvidos pela COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CAMPEONATO e/ou COMISSÃO DISCIPLINAR.

XIII – DAS NORMAS GERAIS

SEÇAO I – DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA COMPETIÇÃO

1 – INÍCIO DO JOGO

1.1 - Para a saída da partida às bolas numeradas de 01 a 07 (menores) e 09 a 15 (maiores) serão agrupadas aleatoriamente, unidas entre si em forma de triangulo com a base voltada para a tabela, onde essa base deverá estar a 30 cm do fundo (tabela), e a bola branca na sua marca ao centro a 30 (trinta) cm da tabela e a bola 08 ficará atrás da bola branca ao centro e colada à tabela.

1.2 - O início da primeira partida de jogo é decidido por sorteio e quem ganha escolhe quem joga, podendo passar ao adversário sem direito a recusa. Nas partidas seguintes sai o vencedor ou a equipe vencedora da partida anterior, ou pode-se passar ao oponente, o qual não terá o direito à recusa.

1.3 - A bola numerada encaçapada na saída identifica o grupo e domínio do jogador ativo (bolas maiores ou menores), ficando ao outro grupo sob o domínio de seu adversário. Já se na tacada inicial (estouro) não cair nenhuma bola o atleta que efetuou a tacada perde a vez e seu adversário terá a opção de fazer a escolha, assim até se identificar qual atleta (equipe) fica com as bolas menores e qual equipe fica com as bolas maiores.

1.4 - O estouro inicial é livre, pois, caindo à bola branca ela retornará ao ponto de partida, apenas com perda da tacada. Porém se cair alguma bola, além da bola branca, seja, ela das maiores ou menores o jogador paga bola menor de seu adversário.

2 – BOLA Nº 8

2.1 - A bola 08 (oito) será colocada no início do jogo atrás do ponto de saída da bola branca, colada junto à tabela.

2.2 - Se no momento do estouro inicial for deslocada a bola 08 (oito), esta não voltará para seu lugar de origem, e se ela cair quem estourou perde o jogo.

2.3 - Em qualquer jogada, a bola branca ao ser tocada (e o árbitro assim julgar) é considerada como uma jogada, ou tacada, o infrator perderá a vez e pagará a bola menor ao seu adversário, desde que já esteja escolhido seu grupo de domínio (bolas maiores ou menores)

2.4 - O jogador com uma bola apenas, matando-a e matando também na mesma tacada a bola 08 (oito), perde a partida.

2.5 - Quem matar a bola 08 (oito) sem antes matar as demais bolas de sua equipe perderá a partida.

2.6 - Quando as duas equipes (atletas) estiverem na bola 8, e a mesma sair da mesa, a bola 8 voltará ao ponto de origem (inicial de estouro) e não entre as duas caçapas de onde ela saiu. De onde o jogo terá sua seqüência até uma das equipes (atletas) encaçapar a mesma, indiferente de onde a bola a bola Branca estiver.

2.7 - Quando o jogador estiver na bola 8 e seu adversários estiver com 02 (duas) bolas ou menos na mesa, o jogador que estiver tacando na bola 8, derrubar a bola 8 e na mesma tacada derrubar uma da(s) bola(s) de seu adversário ele perderá a partida.

2.8 – Caindo a bola 8 encerra-se o jogo havendo somente as punições cabíveis. Não tendo tacada extra.

3 – DO ESTOURO

3.1- Quando do estouro cair por ex. 03 (três) bolas numeradas sendo 02 (duas) das maiores e 01 (uma) das menores ou vice–versa o jogador que estourou perde somente a tacada. Já se na mesma tacada cair também à bola branca, além da perda da tacada paga uma bola menor do seu adversário.

3.2 - Quando no estouro cair 02 (duas) bolas, sendo uma das maiores e outra das menores, ou ainda um número maior de bolas sendo sempre os números iguais de maiores e menores o jogador que estourou perde a tacada. E o seu adversário terá a opção de fazer a escolha, assim até se identificar qual atleta (equipe) fica com as bolas menores e qual equipe fica com as bolas maiores.

3.3 - No estouro, ou em qualquer momento do jogo se alguma bola numerada cair fora da mesa, a bola numerada que cair fora da mesa deverá ser colocada no meio da tabela entre as duas caçapas que a mesma saiu, sendo que o atleta que deu a tacada encaçapar a bola de seu domínio ou até mesmo fazer a escolha de domínio, o mesmo atleta continua jogada.

3.4 – O atleta que tiver direito ao estouro deverá fazer com que a bola branca entre em contato com as bolas numeradas, se isso não acontecer o atleta deverá fazê-lo novamente e se errar das bolas numeradas duas vezes seguidas perderá a partida.

4 – DO CASTIGO

4.1 - A bola numerada que cair fora da mesa deverá ser colocada no meio da tabela (entre as duas caçapas de onde a bola saiu da mesa), sem maiores punições para o atleta da tacada, o mesmo não acontecendo com a bola branca, que será colocada no local de início de jogo e o jogador que a jogou fora pagará a bola menor de seu adversário, além de perder a vez.

4.2 - Caso o Jogador no momento de sua tacada tocar a bola branca com o taco (e o arbitro assim julgar), o mesmo perderá sua vez, pois, um simples toque da bola branca será considerado uma jogada e o seu adversário ganhará 01 (uma) bola. O mesmo acontecendo quando a bola branca não tocar em nenhuma de suas bolas.

4.3 - Caso o jogador acertar a bola do adversário após a bola branca tocar na tabela o mesmo perderá a vez e pagará 01 (uma) bola (menor) para o adversário.

4.4 - Caso o jogador acertar diretamente a bola do adversário sem tabela o mesmo perderá a vez e pagará 02 (duas) bolas (menor) para o adversário

4.5 - Caso um jogador estiver com 03 (três) bolas ou mais na mesa e o seu adversário estiver na bola 8, e o mesmo ao tacar a bola 8 e encaçapala e na mesma tacada 01 (uma) bola ou mais de seu adversário ou até mesmo a bola branca seu adversário terá direito somente as punições cabíveis a tacada e não terá direito a uma tacada extra.

4.6 - Bolas movimentadas indevidamente por árbitros ou pelos atletas, ou por vibrações involuntárias na mesa, serão repostas nas suas posições de origem e o jogo prossegue normalmente, se for impossível recompor a situação de jogo anterior, a partida é considerada nula e outra e reiniciada sem penalidades.

4.7 - Se no decorrer de uma partida um atleta tocar em (01) uma ou mais bolas da mesa impossibilitando de repor as bolas em situação de jogo o mesmo deverá ser declarado pelo árbitro como perdedor.

4.8 - Encaçapar bola do adversário que esteja plantada, jogando (01) uma bola sua sobre a bola do adversário fazendo com que esta caia para livrar a caçapa perderá a tacada e pagará (01) uma bola (menor).

4.9 - Deverá perder a vez e pagar (01) uma bola a seu adversário quando, tocar na bola branca mais de uma vez (bi toque).

4.10 - Deverá perder a partida quando, usar a bola numerada em lugar da branca.

4.11 - Deverá perder a vez e pagar (01) uma bola a seu adversário quando o atleta jogar com qualquer bola em movimento.

4.12 – O castigo é duplo, ou seja, se um jogador ao der a sua tacada derrubar (01) uma ou mais bolas de seu adversário, ou até mesmo junto a essa tacada derrubar ainda a bola Branca o mesmo só pagará (01) uma bola como castigo. Indiferente de quantas bolas de seu adversário cair.

4.13 - Deverá perder a vez e pagar (01) uma bola a seu adversário quando o atleta jogar e a bola branca não tocar em nenhuma bola de seu domínio e ainda a mesma ser encaçapada.

4.14 - Deverá perder a vez e pagar (02) duas bolas a seu adversário quando o atleta estiver na vez de dar a sua tacada derrubar involuntariamente uma bola de seu domínio. Já se a bola for de seu adversário pagará (01) uma bola menor e perderá a vez da tacada.

5 – DAS FASES:

5.1 - A primeira fase será dividida em grupos conforme o número de equipes inscritas, da segunda fase em diante será no sistema de eliminatória simples. Até a sua final. Jogos de ida e volta.

6 – ÁRBITRO:

6.1 - Será responsável pelo comprimento das regras e pela ordem no jogo.

6.2 – Todas suas decisões serão soberanas.

6.3 – Somente o árbitro terá direito de encaçapar bola(s) paga(s) por castigo ou punição.

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

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