21.08.2009

COME-COME

O antigo Pac-Man, um dos maiores clássicos do mundo dos games,  foi produzido na década de 80 por Tohru Iwatani da Nanco do Japão e distribuído pela Midway para o mercado americano (1981). Pensando em criar um jogo parecido com desenho animado, o que veio a ocorrer produzido pela Hannah-Barbera exibido em 1982 ate 1984 com Pac-Man, sua família e os animais de estimação, todo mundo no formato de “pizza”, posteriormente sendo exibido no Brasil em 1986 com o nome de Comilão vulgo come-come.

O design do personagem do game surgiu em uma janta, tendo o autor se inspirado em uma pizza sem um pedaço que faz lembrar uma boca que se abre e fecha: puku-man do termo oriental e  paku-paku que significa o abrir e fechar de uma boca.

No controle de Puckman você deve comer todas as “rações” espalhadas pelo labirinto e tomar cuidado com Blinky, Plinky, Inky e Clyde, fantasminhas que viram caça por alguns momentos caso o jogador colete “rações” maiores que ficam nos cantos do cenário. Puck-Man foi alterado para Pac-Man devido ao trocadilho que se fazia com a letra F.

Primeiro game que originou produtos como roupas, cereais e livros, entre outros. Dois anos depois (1982) veio uma sequência com mais fases e uma personagem feminina usando batom vermelho seguido de nova sequência com o Jr com boné e hélice e varias outras versões. Há também jogos feitos por fãs o que aconteceu também com os jogos do Mario e outros.

Para comemorar os 30 anos de Pac-Man esta em produção nos Estados Unidos, um novo jogo e daí veremos um dos maiores clássicos dos vídeo games em alta definição.