Cotidiano

24.07.2009

COLONO E MOTORISTA

Neste 25 de julho, feriado em alguns municípios como Santa Helena, para comemorar o dia do colono e do motorista. Duas classes preponderantes para o desenvolvimento da nossa região em face à participação do setor produtivo rural no PIB local.

A agricultura primária ainda é o carro chefe da nossa sustentabilidade e por isso merece uma atenção especial dos governos em quaisquer níveis. Especificamente este 25 de julho, não será tão comemorado pelos agricultores.

Um ano dos piores para a microrregião de Santa Helena, que sofreu com seca, geada e chuvarada, tudo precedido de outras intempéries que prejudicaram safras anteriores.

Antigamente, para um agricultor se recuperar do baque causado por uma grande geada, por exemplo, demorava anos. Hoje, graças às tecnologias avançadas de produção e a mão do governo prorrogando dívidas e possibilitando a formação da lavoura seguinte, o mal se dissipa logo.

Amanhã no programa Sábado Total pela Rádio Liberdade FM 104,9, vamos abordar com mais ênfase, o tema agricultura, conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com o Secretário de Agricultura do município.

Emilio da Costa e Edimar Santin participarão do programa para abordar temas ligados diretamente ao setor.

E quanto aos motoristas, a data lembra mais o caminhoneiro, mas também é uma alusão comemorativa a todos os que dirigem qualquer veículo. Os caminhoneiros de Santa Helena começam a se organizar numa cooperativa.

Este foi um dos assuntos recentes em nosso programa pela Liberdade FM. Tomás Delgado Correia falou sobre a Cotrelena, que está embrionária e lutará por mais justiça no pagamento do frete aos caminhoneiros locais.

Elder Boff