É fato ou falso?

23.04.2020

Cloroquina, um remédio antigo usado para malária?

Na Coluna Fato ou Falso, Vera Schmidt Abomorad, esclarece as dúvidas dos leitores sobre um vídeo em que um homem conta que, no Mato Grosso, ele e sua família tomavam cloroquina para o tratamento da malária. O homem deste vídeo conta ainda que este remédio é antigo e que não dava efeitos colaterais.

Segundo Vera, a cloroquina foi descoberta em 1934, por um pesquisador da Bayer e faz parte da lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde, pelo uso que é feito para malária, lúpus, artrite reumatoide e outras doenças.

Mas, já que o uso da cloroquina se mostrou seguro e efetivo para o tratamento da malária, por exemplo, por que há reticência dos médicos em usar, em larga escala, seus derivados para a Covid-19?

Vera destaca que, segundo as publicações do Ministério da Saúde (links abaixo), a dose recomendada para o tratamento da Covid-19 é muito maior, seja na dose diária, seja quanto aos dias de tratamento, que para o tratamento da malária. Ainda, há associações medicamentosas.

Desta forma, como indicado pelos especialistas, a cautela se deve aos possíveis efeitos colaterais que afetam por exemplo, o coração e os olhos, levando até à morte.

Assim, este vídeo traz informações verdadeiras! A cloroquina é realmente um remédio antigo e com eficácia comprovada para malária, mas os estudos para seu uso em larga escala no caso da Covid-19 ainda estão em curso.

LINK 1

LINK 2



Vera Schmidt Abomorad