Cotidiano
10.12.2009
CLÁSSICO
Quando cheguei em Santa Helena em meados da década de 70, acontecia o limiar do clássico entre Incas e União.
Não me lembro bem certinho se foi em 76 ou 77, (poderia até pesquisar junto ao um ex-jogador, mas já publico atrasado hoje) vi a última vitória de campeonato do União sobre o Incas que depois demoraria duas décadas para acontecer novamente.
O jogo foi no campo do União que não possuia alambrado. Quando o juiz apitava o final do primeiro tempo, a torcida trocava de lado e nem se dava ao trabalho de dar volta, ia por dentro do campo mesmo.
Daquele jogo, me lembro bem (lá se vão mais de três décadas) que foi para os pênaltis. Na hora h, um jogador do União bateu e converteu. Ademar Bissani, o craque do Incas, bateu e chutou para fora, raspando o poste direito, defendido pelo arqueiro Sauro Romani, que até hoje brinca no gol de futebol suiço.
Eu estava atrás do gol, bem reto por onde a bola passou. O União era campeão e o Incas amargava um vice-campeonato. Nos anos seguintes, a hegemonia do futebol foi conquistada pelo time azul e branco, desbancado ocasionalmente por Juventude do Dois Irmãos, Água Verde da Moreninha, Celeste, da Vila Celeste e Palmeiras de Santa Helena Velha.
Quando a gente vai ver um clássico importante entre Incas e União novamente? Está muito complicado. Este ano, de novo não aconteceu campeonato. Parece que só dois times manifestaram interesse. Iriam direto para uma final, ida e volta para conhecer o campeão do esquecido futebol santa-helenense!