Modern World

08.05.2017

CHINA

No Brasil temos liberdade de expressão na internet. É simples disponibilizarmos aos usuários nossa opinião sobre os mais variados assuntos e debater nas redes sociais, blogs, fóruns de discussão e outras páginas da grande rede.

 Mas nem em todo lugar é assim que funciona, na China, por exemplo, o presidente ditador Xi Jinping afirma que o papel do partido Comunista é a orientação e limitação das discussões feitas online, na verdade os conteúdos que circulam na rede por lá sempre estiveram com algum tipo de censura.

 Novas regras começarão a valer a partir do início de junho, deixando a China ainda mais presa quando de trata de vinculação de notícias na internet, principalmente se envolvem tópicos diplomáticos, políticos, militares, econômicos, artigos opinativos, aplicativos de mensagens, qualquer meio cibernético que possa disponibilizar tais informações.

 Lá terá um time editorial profissional instruído pelo Governo que estará monitorando os conteúdos da internet, pretendendo aumentar a segurança do país, mas que, na realidade, não passa de um absurdo controle do que pode ser lido e posto na rede, isso na era em que estamos, parece coisa de outro mundo e não de outro lado do mundo.


Eldriã Boff