Cotidiano
11.01.2010
CHAPÉU
Volto a um tema sobre o qual me referi numa de
minhas colunas on line no ano passado: MMN, que significa Marketing Multinível.
Muita gente (a maioria) fala mal de empresas
estabelecidas que desenvolvam este tipo de atividade. É muito mais cômodo
criticar e permanecer na mesma do que tentar se aprofundar um pouco mais,
pesquisar sobre os negócios estabelecidos e que se utilizam da formação de uma
rede social.
Tem muita gente sobrevivendo, ou melhor,
vivendo a vida de uma maneira muito mais agradável, fazendo parte de alguma
destas empresas de MMN, conquistando consumidores dos produtos que são
comercializados nesta forma de negócio, tão comum nos países europeus e também
nos EUA.
Como o foco principal do MMN não é o produto e
sim a conquista de pessoas para que façam parte da sua rede de negócios, surgiu
também uma empresa que absolutamente não focaliza sua ação em produto e você
não precisará vender ou estocar mercadoria alguma.
Repito, existem empresas de MMN que
comercializam produtos e na sua grande maioria, de qualidade, e que geram
satisfação para os consumidores e também para os que seguem a rede. Mas é muito
melhor não precisar estocar nada em casa e ter que comprar algo todo santo mês.
O que realmente importa, é que a minoria vai
usufruir dos prazeres de se ter dinheiro e tempo para desfrutar duto que ele
pode comprar. A maioria das pessoas, vai somente sobreviver, trabalhar duro
durante toda a vida, ficar velho e depender da vontade financeira dos parentes
para não morrer na miséria.
O mais interessante do MMN, que tudo depende da
iniciativa da própria pessoa. Você aprende a ouvir um “não” como um troféu,
aprende a enxergar oportunidade nas pessoas. Mas para isso, tem que dar
oportunidade a si mesmo. Joguei o chapéu pra cima e ele cai encaixadinho,
assimetricamente sobre minha cabeça!