Carreira e Negócios
06.02.2012
CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 67
Atendimento: O melhor indicador – Não há indicador mais eficiente para medir a satisfação ou não com seu atendimento, do que a opinião do cliente. Quando o cliente reclama, você tem o indicador de satisfação apontando para algo que precisa ser melhorado. Quando o cliente elogia, o mesmo indicador informa que algo precisa ser mantido. Simples assim.
Marketing: Canal certo – Atirar para todos os lados, investir em muitas mídias e estar presente em todo e qualquer tipo de evento não traz resultados satisfatórios. Você precisa investir no canal que em que seu público alvo está. Se ele está nas mídias sociais, vá para lá. Se o seu público está em um evento, então faça força para estar presente. O importante é acompanhar seu potencial cliente para estreitar a comunicação e o relacionamento.
Vendas: Simplifique a venda – Se o seu cliente quer comprar, então simplifica pra ele. Vai lá e vende. Nada de discursos, apresentações desnecessárias e frases de efeito. O simples é bonito e eficiente. Simplificar a venda poupa tempo e resolve o problema do cliente. Simplicidade e resultado são palavras que combinam.
Liderança: Dê poder – Não há nada mais eficaz em liderança de equipe do que dar poder e delegar responsabilidade para seus liderados. Quando o líder dá ao liderado, poder necessário para agir e tomar decisões, está transmitindo claramente a mensagem: “Eu acredito em você e confio em seu trabalho”. Claro que o poder deve vir acompanhado de responsabilidade!
Empreendedorismo: O momento é esse? – Todos os dias temos boas ideias que desejamos transformar em um negocio de sucesso. Isso já aconteceu comigo e provavelmente com você também. A pergunta que sempre devemos fazer é: O momento é este? Pergunto isso porque muitas ideias de sucesso fracassam porque são aplicadas no tempo errado. O segredo está no momento e na oportunidade.
Recursos Humanos: Cortando o mau pela raiz – Quem nunca presenciou um “disse me disse”, “fofocas” ou qualquer outro tipo de “picuinha” no trabalho? O papel do RH é coibir, conversar e muitas vezes punir aquele que inicia este mal estar dentro da empresa. Tudo isso porque uma pequena fofoca pode virar uma grande confusão e o RH precisa manter a ordem e dar o rumo da equipe.
Carreira: Reduzindo a velocidade – Na vida pessoal e profissional, a direção é mais importante do que a velocidade. De nada adianta crescer rapidamente, se o caminho não é o melhor para você. Cresça vagarosamente, mas com muita firmeza e regularidade. Reduzir a velocidade é a melhor maneira de chegar ao destino sem sofrer escoriações.
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André Vinícius da Silva é corretor de imóveis, professor universitário, consultor e palestrante de vendas com foco em desenvolvimento de pessoas, negociação e marketing digital. Possui certificação nacional em vendas, MBA em Gestão de RH e é pós-graduando em Marketing. É autor dos livros: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena) e Carreira & Negócios: 350 dicas para construir uma história de sucesso (Editora Dracaena). Escreve semanalmente as colunas Carreira e Negócios e Giro Imobiliário para mais de sessenta mídias em todo Brasil e é fonte das principais revistas, jornais e sites quando o assunto é vendas. Acesse www.andrevinicius.com Siga no twitter: @professorandre