Carreira e Negócios
01.02.2012
CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 66
Atendimento: Esqueça a regra – Não leve tudo ao pé da letra. O bom senso é fundamental para evitar constrangimentos e não perder clientes. Tudo depende da situação. Exemplo: O supermercado só faz entrega de compras acima de R$ 100,00. A senhora de 80 anos, gastou R$ 50,00 no mercado, não possui carro e mora a cinco quarteirões. E agora? O que fazer? Esqueça a regra, utilize o bom senso e satisfaça o cliente.
Marketing: Isso é pra mim? – Muitas empresas e pequenos empreendedores acham que estratégias de marketing são coisa de gente, ou melhor, empresa grande. Não importa o tamanho do seu empreendimento (se você tem uma barraca de cachorro quente ou uma multinacional), sempre será possível criar uma estratégia de marketing para focar seu público alvo.
Vendas: Investigue a concorrência – Você precisa saber como a concorrência trabalha e o que eles tem a oferecer ao cliente. Investigar a concorrência faz parte da preparação do vendedor de sucesso. Você não pode ser surpreendido pelo cliente quando ele disser que o concorrente XYZ oferece isso ou aquilo.
rt
Liderança: Mantenha a postura – É impressionante como em algumas empresas o líder muda de lado quando a situação começa a apertar. O líder de verdade e caráter mantém a postura e defende suas idéias e a equipe que representa.
Empreendedorismo: Networking e oportunidades – O empreendedor de sucesso precisa estar frequentemente se relacionando com outras pessoas para criar oportunidades. Fazer networking é uma questão de sobrevivência porque o bom relacionamento é a base do sucesso.
Recursos Humanos: O RH Social – Todos sabem que fazer o bem rende bons frutos e transforma o ser humano para melhor. O RH deve estimular a participação dos seus colaboradores em trabalhos sociais como forma de integrar o profissional e a empresa na sociedade. Em muitas empresas, os profissionais que participam de trabalhos sociais ganham mais pontos na hora da contratação ou de uma promoção.
Carreira: Relacionamento Interpessoal – Conhecimento técnico é muito importante, mas o maior trunfo do profissional do século XXI é saber lidar com pessoas. Interagir com a equipe, resolver conflitos, se colocar no lugar das pessoas é o caminho para o sucesso.
Livro – Lições sobre carreira e negócios - Já está a venda o meu livro, “O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial”. São 168 páginas de conteúdo relacionados a marketing, vendas, atendimento, desenvolvimento pessoal, motivação, gestão e liderança. Acesse www.andrevinicius.com e visite a nossa loja virtual.
Mais conteúdo: Quer saber mais? Artigos sobre técnicas, estratégias, gestão de vendas, dicas de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, marketing digital e muito mais você encontra em www.andrevinicius.com
André Vinícius da Silva é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com foco em desenvolvimento de pessoas, negociação e marketing digital. Possui certificação nacional em vendas e MBA em Gestão de RH. É autor do livro: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena). Escreve semanalmente a coluna Carreira e Negócios para mais de sessenta mídias em todo Brasil e é fonte das principais revistas, jornais e sites quando o assunto é vendas. Acesse www.andrevinicius.com Siga no twitter: @professorandre