Carreira e Negócios
06.12.2011
CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 61
Atendimento: “Pois é” não conforta e nem resolve – Fico abismado com a forma com que as pessoas reagem ao problema do cliente. Depois de tanto esperar por um atendimento que não foi realizado e após reclamar muito, o atendente olha para mim e diz: “pois é”. Isso não conforta o cliente e nem tampouco resolve o problema. Deu vontade de dizer: “Pois é. Vou procurar o concorrente”.
Marketing: Seja você mesmo – Por mais que você utilize estratégias, campanhas e qualquer outra ação para transparecer o que sua empresa não é, as coisas tendem a não funcionar. Campanhas de marketing dão certo, quando a empresa transparece realmente o que é, ou seja, sua essência. O consumidor percebe isso e sabe quando sua empresa realmente faz o que declara.
Vendas: A melhor estratégia é a simplicidade – Tenho observado que os vendedores, muitas vezes, complicam o processo de vendas e não conseguem negociar com o cliente. Traçam estratégias, fazem planos mirabolantes, falam termos difíceis e criam problemas que não existem. A melhor estratégia de vendas é a simplicidade. Ofereça seu produto e espere para ver o que acontece!
Liderança: O amor move o mundo – A liderança exercida com amor consegue fazer maravilhas em busca dos objetivos. Os liderados, quando percebem que o líder faz o que faz porque tem brilho nos olhos e amor pela causa, se empenham muito mais para que tudo dê certo. Só o amor é capaz de fazer com que as pessoas façam o melhor em busca de um objetivo comum.
Empreendedorismo: Comece de dentro pra fora – Muitas vezes procuramos grandes idéias para resolver um problema e não nos damos conta de que a solução está bem ali. Buscamos fora o que temos ali dentro. Esteja certo de que isso acontece em sua empresa. Comece olhando de dentro para fora. A solução pode estar mais perto do que você imagina.
Recursos Humanos: Lapidar para brilhar – Às vezes somos muito intransigentes e julgamos um colaborador por pequenas falhas. Pense no diamante que precisa ser lapidado para que brilhe com intensidade. Assim é o seu colaborador, que muitas vezes, precisa apenas de um ajuste, um direcionamento, uma dica para que possa dar o seu melhor.
Carreira: Coragem para mudar – Até quando você ficará se enganando. Talvez você esteja na profissão errada, trabalhando em uma empresa que não te valoriza ou exercendo uma função que não te estimula. Não tenha medo de mudar. O sucesso pertence a quem tem coragem para buscar novos objetivos.
Livro – Lições sobre carreira e negócios - Já está a venda o meu livro, “O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial”. São 168 páginas de conteúdo relacionados a marketing, vendas, atendimento, desenvolvimento pessoal, motivação, gestão e liderança. Acesse www.andrevinicius.com e visite a nossa loja virtual.
Mais conteúdo: Quer saber mais? Artigos sobre técnicas, estratégias, gestão de vendas, dicas de vendas, atendimento e relacionamento com o cliente, marketing digital e muito mais você encontra em www.andrevinicius.com
André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É autor de dois livros na área de negócios. Colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre. E-mail: [email protected]