Carreira e Negócios

04.12.2011

CARREIRA & NEGÓCIOS - EDIÇÃO 60

Atendimento: Missão dada é missão cumprida – Se eu perguntasse qual é a sua missão no atendimento ao cliente, o que diria? Muitos dirão que o ideal é agradar, ser gentil, educado. A sua missão é apenas resolver problemas. Gentileza, Educação, Simpatia vem de brinde. Se você não resolver o problema do cliente, tudo isto não terá valor. Como diria o capitão Nascimento: “Missão dada é missão cumprida”.


Marketing: Estratégias diferenciadas – O maior erro do profissional do marketing é manter a mesma estratégia para todos os níveis de clientes. A comunicação e o plano de marketing devem ser diferentes para cada nível em que o cliente percorre. Exemplo: a comunicação e estratégia para atrair o potencial cliente devem ser diferentes daquela utilizada para os clientes habituais. Assim você consegue atender as expectativas de todos.

 

Vendas: O ponto de vista de quem compra – Excepcionais vendedores conseguem observar as coisas do ponto de vista do cliente. Só assim compreenderão porque o cliente age de uma maneira ou de outra. Quando você deixa de olhar as coisas, apenas sob seu ponto de vista e se concentra em enxergar a compra com os olhos do cliente, tudo passa a fazer sentido e você conseguirá compreender os desejos e necessidades de quem está do outro lado.

 

Liderança: Convencer para chegar lá – Um bom líder precisa ter poder de convencimento. A palavra “convencer” é a junção de “com” + “vencer”, ou seja, vencer com os outros. Isto quer dizer que você precisa de seus liderados para atingir o objetivo e deve se colocar ao lado deles para chegar lá. 

 

Empreendedorismo: O efeito empolgação – Algumas idéias que parecem perfeitas em um dia podem não fazer sentido em outro. Costumo dizer que isso é o “efeito empolgação”. Você está tão maravilhado com a idéia e acaba não analisando os riscos e a viabilidade do negócio dar certo. O melhor a fazer é aguardar e analisar a idéia no dia seguinte, utilizando a razão.


Recursos Humanos
: No RH os opostos não se atraem – Quem acha que o ditado que diz que os opostos se atraem se aplica também ao RH está muito enganado. Alguém que não tenha talento jamais descobrirá um colaborador com esse diferencial. Campeões descobrem outros campeões. Recrute gente boa para trabalhar no RH da sua empresa.

Carreira: Você tem uma FADA madrinha? – Todo profissional de sucesso precisa ter o que chamo de FADA (Foco, Amor, Determinação e Atitude). Quando reunimos estes quatro pilares, as coisas tendem a acontecer na vida e nos negócios. Essa é a FADA madrinha que diferencia os campeões dos medíocres. O melhor de tudo é que não é ficção e está ao seu alcance. Acredite!

 

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André Vinicíus é professor universitário, consultor e palestrante de vendas com expertise em marketing digital e desenvolvimento pessoal. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação de qualidade em vendas VendaMais. É autor de dois livros na área de negócios. Colunista das principais mídias impressas e eletrônicas do país na área de negócios. Acesse www.andrevinicius.com. Siga-o no Twitter: @professorandre. E-mail: [email protected]

Prof. André Vinícius